Novo Caderno do GEEA debate Tecnologias sociais e Agricultura na várzea da Amazônia

O novo Caderno de Debates do Grupo de Estudos Estratégicos da Amazônia (Geea) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) traz dois temas importantes e complementares, que são Tecnologia Social: fatos e perspectivas e Agricultura na Várzea da Amazônia Central: potencialidades e vulnerabilidades.

A inclusão social e o desenvolvimento sustentável estão presentes nos temas deste novo Caderno de Debates, que está disponível na página da Editora Inpa

As atividades agronômicas podem se constituir em matéria-prima e campo de trabalho para as tecnologias sociais. Por outro lado, as tecnologias sociais podem se constituir em eficazes instrumentos de práticas agrícolas, sobretudo quando se trata de agricultura tradicional e desenvolvida em área frágil, mas rica em biodiversidade, como a várzea amazônica.

Os temas foram apresentados e debatidos em encontros do Geea, grupo multidisciplinar formado por pesquisadores, professores, empresários, humanistas e gestores. As tecnologias sociais ficaram a cargo da Coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denise Gutierrez, enquanto a Agricultura na Várzea ficou por conta do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o agrônomo Henrique Pereira.

Os especialistas possuem sólida formação e são engajados em questões centrais da região, na busca da melhoria de qualidade de vida da população da Amazônia. “Os autores aportam  experiências e ideias fecundas e que podem servir de orientação a muitos que atuam nesses setores ou tem interesse intelectual sobre eles”, disse o secretário-executivo do GEEA, o pesquisador Geraldo Mendes, que também é autor e organizador da publicação junto com a diretora do Instituto, a pesquisadora Antonia Franco.

A intenção do Geea é que o Caderno de Debates possa estimular a aproximação entre pesquisadores e público, fomentar o desenvolvimento sustentável em bases técnico-científicas e contribuir para a cidadania plena, embasada em sólidos conhecimentos.

O Tomo XVII do GEEA (fórum de debates do Inpa) está disponível em formato digital. Acesse aqui a publicação.

PUBLICAÇÕES DO GEEA

Da Redação – Inpa

Banner: Rodrigo Verçosa – Editora Inpa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *