Nota de esclarecimento – protesto dos indígenas Munduruku

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público prestar esclarecimentos acerca do protesto dos indígenas Munduruku nas proximidades do município de Itaituba, no Pará.


A fundação informa que acompanha os desdobramentos da manifestação e está aberta ao diálogo com os Munduruku, já tendo feito, inclusive, contato com a etnia para que lideranças sejam recebidas na próxima semana, em Brasília, pelo presidente da Funai, Marcelo Xavier, para tratar do tema.

Uma das reivindicações dos indígenas – com a qual a Funai concorda – é a rápida tramitação do Projeto de Lei n° 191/2020, que autoriza e define critérios para a atividade de mineração em Terras Indígenas.

A Funai entende que o PL n° 191/2020 deve ser amplamente discutido no âmbito do Congresso Nacional, a fim de que o texto final contemple as necessidades de todos os segmentos envolvidos.

Por fim, a fundação destaca que o bloqueio da rodovia é prejudicial a todos. Ainda que potencialmente justo, o protesto dos indígenas não pode cercear o direito e ir e vir de outros cidadãos.

Assessoria de Comunicação / FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *