Inpa realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia focada em Inteligência Artificial

Evento de popularização da ciência acontecerá pela primeira vez em formato virtual. Inpa terá atividades para todos os públicos, como Lives no Bosque da Ciência, visitas a laboratórios, palestras, Webinars, contação de histórias e sarau. Programação da SNCT  

Presente em variadas obras de ficção científica, a Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias de destaque nos últimos anos e tema da 17ª edição da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – A  Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, que começa neste sábado e segue até sexta-feira (de 17 a 23 de outubro). Como medida de prevenção à Covid-19, todas as atividades promovidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) serão virtuais. Veja aqui a programação.

A Inteligência artificial é entendida como a habilidade de um computador digital ou robô controlado por computador de realizar tarefas comumente associadas a seres inteligentes. O termo é frequentemente aplicado ao projeto de desenvolver sistemas dotados de processos cognitivos característicos dos humanos, como a habilidade de raciocinar, descobrir significados, generalizar ou aprender com a experiência passada, segundo o analista do Inpa Laurindo Campos. Essa demonstração de inteligência é resultado de coleta, análise e processamento de dados e algoritmos com alto grau de complexidade.

As aplicações de IA estão presentes no dia a dia das pessoas, como em uma busca que se faz no Google, nas sugestões recebidas para assistir filmes e séries de uma plataforma on-line de via streaming e nos estudos para se conhecer e conservar a Amazônia. Vários projetos do Inpa fazem aplicação de IA ou geram dados com potencial para que no futuro sejam aplicados em aprendizados de máquina, por exemplo.

“O Inpa e seus parceiros têm adotado um vasto espectro dessas tecnologias em projetos científicos, que compreendem rede de monitoramento ambiental, experimentos de ecossistemas, química da atmosfera, ciclo de carbono, monitoramento micrometeorológico, estudos de biodiversidade, entre outros”, explicou Campos, que fará uma palestra na terça-feira (20), das 14h às 15h, sobre O papel da Inteligência Artificial na proteção da Amazônia e mediará um Webinar na quarta-feira (17h) discutindo o tema na perspectiva das possibilidades e desafios no cenário atual da ciência. Convidados de outras instituições participarão do debate.

Programação

Para aproximar a Ciência e Tecnologia da população, o Inpa preparou uma programação diversificada, como visita a laboratórios (Portas Abertas), Cine Ciência, Lives no Bosque da Ciência mostrando animais e outros atrativos, Palestras e Webinars sobre Inteligência Artificial e suas aplicações na educação e em projetos de pesquisas. Também haverá contação de histórias, teatro, lançamento do IARA Quiz, um jogo desenvolvido pelo Instituto da Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/ Ufam) Inpa em parceria com o Inpa e utiliza os princípios de IA e encerra com Sarau na tarde de sexta-feira (23) unindo Ciência, Arte e Sustentabilidade.

transmissão ocorrerá todos os dias pelo canal do Inpa no Youtube /AscomInpa e a interação com o público será via chat. Há atividades para estudantes de ensino básico e superior, crianças, jovens e adultos. A programação pode ser assistida no conforto do lar ou no ambiente escolar. Os vídeos ficarão gravados na plataforma.

Os laboratórios participantes do Portas Abertas são o de Micologia (sábado – 17), Piscicultura (domingo – 18), Observatório da Torre Alta/ Projeto Atto (segunda – 19), Leishmaniose (terça-feira – 20), Ecofisiologia e Evolução Molecular (quarta-feira – 21), Temático de Biologia Molecular (quinta-feira – 22) e Fitoquímica (sexta-feira – 23). A transmissão do Portas Abertas ocorrerá todos os dias, das 9h às 10h.

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Este ano, o Ministério instituiu outubro como o Mês Nacional de Ciência e Tecnologia (MCTI), do qual todas as entidades vinculadas do MCTI terão um dia na grade de programação online pelo YouTube do MCTI do MCTI. O dia do Inpa será 29 de outubro, quando o Instituto vai comemorar 68 anos de criação.

Desafios

Para a coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita, este ano a SNCT desafiou a organização. Mesmo presente no dia a dia das pessoas, o tema Inteligência Artificial é relativamente pouco conhecido, segundo a coordenadora, o que exigiu um esforço maior para buscar os melhores exemplos da ciência produzida pelo Inpa, junto com seus colaboradores  que já utilizam estas tecnologias de ponta da ciência brasileira.

“Outro desafio foi conseguir traduzir em meio virtual tantas experiências práticas, de modo a levar ao público um produto de qualidade, com informação confiável e ao mesmo tempo lúdica e prazerosa. A inteligência artificial nos desafia a aprender a pensar, e isso é o principal objetivo das semanas nacionais de ciência e tecnologia”, contou Mesquita.

PROGRAMAÇÃO DA SNCT INPA 2020

Por Cimone Barros – Inpa

Banner: Débora Vale – Bosque da Ciência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *