Indígenas de Roraima lançam cartilha com receitas medicinais

A cartilha possui 34 receitas, entre elas algumas para covid-19

Foto: CIR

Pomadas, xaropes, chás, garrafadas, banhos e resinas. Uma cartilha lançada recentemente pelo Cir, Conselho Indígena de Roraima, reúne receitas desses produtos e “preparos” da medicina tradicional dos povos indígenas do estado. São conhecimentos passados de geração para geração pelas etnias e Ye’kuana, Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ingarikó, Wai Wai e Yanomami.

O material foi produzido pelos próprios indígenas durante oficinas realizadas nos meses de fevereiro e março. Cerca de 80 pessoas participaram de todo o processo entre idosos, mulheres e jovens indígenas.

Para a coordenadora geral do Movimento das Mulheres Indígenas do CIR, Maria Betânia Macuxi, a cartilha é uma forma de valorizar os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais.

A cartilha possui 34 receitas da medicina tradicional indígena. Entre elas, há algumas direcionadas para o tratamento da covid-19, como os chás de boldo e de limão, que ajudaram no enfrentamento da doença nas comunidades. É o que explica Maria Betânia Macuxi.

A cartilha “Receitas da Medicina Tradicional” dos indígenas de Roraima teve uma tiragem inicial de dois mil exemplares. O material será distribuído gratuitamente em comunidades do estado.

Publicado em segunda-feira, 5 Outubro, 2020 – 12:37 Por Bianca Paiva – Brasília – Com produção de Michelle Moreira. RADIOAGÊNCIA NACIONAL 

Relacionadas:

Um comentário em “Indígenas de Roraima lançam cartilha com receitas medicinais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *