STF: audiência discutirá política ambiental e climática do governo

O Supremo Tribunal Federal abre hoje (21/9) uma audiência pública para debater a política do governo Bolsonaro para o meio ambiente e o clima. As sessões acontecem como parte da ação movida por partidos de oposição que contestam a paralisação do Fundo Clima por Salles no ano passado.

Supremo Tribunal Federal STF – Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

 

O ministro Luís Roberto Barroso, relator da matéria, ouvirá membros do governo, ambientalistas, especialistas e representantes de instituições financeiras e do agronegócio. Prevê-se que a audiência siga até a 3ª feira (22/9) – mesmo dia no qual Bolsonaro falará à ONU durante a abertura da Assembleia Geral virtual.

Segundo a Folha, em antecipação à ação no STF, o ministério do meio ambiente destravou cerca de R$ 350 milhões do Fundo Clima nos últimos dois meses. O plano anual de aplicação dos recursos, definido apenas no mês passado, não detalhou como o dinheiro será aplicado nem quais projetos foram beneficiados.

G1 e O Globo deram notícia.

Em tempo: PSB e PT protocolaram no STF uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que pede a anulação do decreto presidencial que criou o Conselho Nacional da Amazônia. Os partidos dizem que a medida foi uma resposta “antidemocrática” à situação ambiental da Amazônia, e que esta restringiu a participação pública dos cidadãos na discussão e execução das políticas federais para a região. Rubens Valente repercutiu essa a ação no UOL.

ClimaInfo, 21 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

PUBLICADO EM:    CLIMAINFO