Portal com Projeções Climáticas no Brasil é lançado pelo INPE MCTI

Dados de projeções climáticas derivados de modelos globais e regionais, gráficos e diversas outras informações relacionados à mudança do clima, sobre todo o território nacional do Brasil, estão disponíveis, a partir de 24 de setembro de 2020 no site Projeções Climáticas no Brasil em http://pclima.inpe.br.

 

Cada um dos aspectos e dados escolhidos para fazer parte do portal teve como objetivo automatizar o processo de visualização, facilitar o entendimento e a fácil extração das informações, tanto por técnicos especialistas, quanto pela comunidade em geral.

O objetivo é de forma intuitiva disseminar o acesso a esses dados, que por vezes é de difícil acesso e interpretação por usuários não técnicos. O portal será atualizado e serão incorporados novos conjuntos de dados a partir das necessidades que surgirem.

O site reúne os mais variados dados atualizados sobre projeções climáticas no país, além de funcionalidades que permitem o usuário conhecer, visualizar e realizar o download das informações em diferentes formatos e que podem auxiliar em estudos dos impactos da mudança do clima em diversos setores socioeconômicos como agrícola, energético, saúde, recursos hídricos, ecossistemas, cidades, e outros.

O portal, único no Brasil, foi idealizado pela Coordenação-Geral de Ciências da Terra CGCT do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações MCTI e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. O trabalho foi executado pelas nossas equipes da Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades DIIAV, Divisão de Modelagem do Sistema Terrestre DIMNT e Divisão de Previsão de Tempo e Clima DIPTC em colaboração com diversas instituições internacionais.

Veja o Portal Projeções Climáticas no Brasil em http://pclima.inpe.br

PUBLICADO EM:   INPE
Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.