Pará: MPF faz oitiva para discutir rituais funerários indígenas durante a pandemia de covid-19

Encontro virtual entre especialistas e órgãos públicos poderá ser acessada por convidados que queiram colaborar

Arte retangular sobre foto de um cocar, adorno utilizado pelos indígenas, feito de penas coloridas de aves
Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) vai promover nesta quinta-feira (17) um encontro entre especialistas e órgãos públicos que atuam na região do médio Xingu, no Pará, para debater os rituais funerários indígenas durante a pandemia de covid-19.

O tema tem suscitado conflitos entre indígenas que perdem parentes com a doença e autoridades sanitárias, pelo choque entre os protocolos de segurança definidos para enterros de vítimas da covid-19 e as tradições funerárias de cada povo.

A oitiva será coordenada pelo MPF em Altamira e foram convidados para o debate os representantes na região do médio Xingu da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Distrito Sanitário Sanitário Especial Indígena (Dsei), do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) e da Associação Brasileira de Antropologia. Peritos do MPF na área de antropologia participarão da reunião.

Especialistas e pessoas que queiram colaborar podem pedir para participar através do e-mail . Os pedidos de participação devem ser feitos até as 08h da manhã desta quinta-feira (17). A reunião começará às 9h, de maneira virtual e não será aberta ao público.

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0148 / 3299-0212
(91) 98403-9943 / 98402-2708
saj.mpf.mp.br
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
facebook.com/MPFederal
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *