Jacarés são soltos na natureza após resgate de cativeiro

Animais estavam ilegalmente de posse de um morador de forma ilegal na Reserva Extrativista (Resex) Ipaú-Anilzinho.

jacare2
São 20 espécimes de jacaretingas (Caiman crocodilus), incluindo filhotes, que foram encontrados mantidos ilegalmente. (Foto: Rodrigo Figueiredo)

Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do 22º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) realizou na manhã desta sexta-feira (25) o resgate e a soltura de jacarés na Resex Ipaú-Anilzinho, região do Baixo Tocantins, município de Baião, Pará.

São 20 espécimes de jacaretingas (Caiman crocodilus), incluindo filhotes, que foram encontrados mantidos ilegalmente numa represa artificial durante ação de fiscalização para checar alertas de desmatamento no interior da Resex. No flagrante, todos os animais estavam sob a posse de um morador, que não apresentou nenhum tipo de autorização à equipe de fiscalização.

Após o procedimento de apreensão, a equipe programou a ação de resgate e soltura. Os animais não aparentavam condição de maus tratos e foram soltos em um ponto de acesso restrito do rio Jacundá, no entorno da Resex, onde poderão usufruir do seu ambiente natural. De acordo com o chefe da Resex, Rodrigo figueiredo, “O flagrante da situação ilegal impediu uma possível comercialização dos animais ou maus tratos. A ação efetiva de resgate e soltura de animais silvestres fortalece a missão do Instituto em proteger o patrimônio natural”.

O jacaretinga é um réptil carnívoro que habita diferentes tipos de rios e lagos de água doce. Os machos chegam a medir entre 1,8 e 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas 1,4 metros. Trata-se de uma espécie ecologicamente importante, uma vez que contribuem para o controle populacional de outras espécies.

Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *