Webconferência apresenta experiência do projeto Quintais Sustentáveis realizado em RR

O evento faz parte de uma série de encontros que acontecem de forma remota, com o objetivo de debater modelos convencionais de produção e as novas propostas de produção sustentável

WebconferenciaSIGSSANRafaelPortoINPA1

Hortaliças, flores, mudas, compostagem e plantas alimentícias não convencionais (PANC), como taioba, cariru e vinagreira. Esses produtos saudáveis e nutritivos são produzidos nos quintais de famílias em vulnerabilidade social de Boa Vista, Roraima. A experiência do projeto Quintais Sustentáveis será apresentada nesta sexta-feira (14) em webconferência, das 16h às 17h30, horário de Brasília. Acesse a sala de reunião da webconferência.

A atividade é promovida pelo Grupo de Interesse Especial (Special Interest Group – SIG, sigla em inglês) Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte, vinculado ao Centro de C&T em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte (CTSSAN Norte), coordenado pelo Grupo de Pesquisa do Laboratório de Alimentos e Nutrição do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O objetivo é apresentar pesquisas e experiências de extensão de pesquisadores da região.

O palestrante convidado da webconferência é o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Rafael Porto, que falará sobre o Projeto Quintais Sustentáveis: segurança alimentar e nutricional por meio da agricultura (peri)urbana para famílias em processos de vulnerabilidade social em Boa Vista, RR”. Porto atua na elaboração, execução e acompanhamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em sistemas de produção agropecuários com foco em agricultura e pecuária familiar e agroecologia em bases metodológicas participativas.

Segundo a coordenadora do Centro de C&T em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Região Norte e pesquisadora do Inpa, Dionísia Nagahama, a proposta é debater modelos convencionais de produção que têm gerado problemas e as novas possibilidades de sistemas de produção sustentável.

“Discutir esse tema é importante em função de demonstrar alternativas para uma agricultura mais sustentável, que aproveita os recursos humanos e insumos locais, promovendo a gestão urbana, social e ambiental das cidades, contribuindo para a geração de renda, melhoria da qualidade de vida da população e, com isto, a sua soberania e segurança alimentar e nutricional”, explica Nagahama.

Saiba Mais

Os Grupos de Interesse Especial (SIG, na sigla em inglês), da NutriSSAN (Plataforma de Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional), são sessões colaborativas nas quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede se reúnem virtualmente para discutir temas de ensino, pesquisa e assistência, gestão e avaliação remota.

As webconferências acontecem no decorrer do ano, sempre na segunda sexta-feira de cada mês. A agenda das sete webconferências deste ano pode ser consultada em https://nutrissan.rnp.br/web/sig-ssan-norte

Palestra 1 (junho/2020) – Agricultura familiar e Segurança Alimentar` de Jozane Lima
Santiago/NUSEC/UFAM;
Palestra 2 (julho/2020) – A agrobioversidade e a soberania alimentar das comunidades, de Nestor Lourenço/Embrapa

Disponíveis em: https://conferenciaweb.rnp.br/spaces/sigssan-norte/recordings

Da Redação – Inpa
Banner: CTSSAN Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *