Ufam lança nova cartilha em Ticuna sobre pandemia

Unidade acadêmica da Ufam em Benjamin Constant, onde foi implementada a cartilha tem cerca de 570 alunos indígenas autodeclarados e docentes viram a necessidade das publicações

 

(Foto: Reprodução)

Manaus – Com atividades presenciais suspensas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) diante do avanço da Covid-19, docentes do Instituto de Natureza e Cultura (INC), unidade acadêmica da Ufam no município de Benjamin Constant, iniciaram um trabalho de orientação, a partir da elaboração de cartilhas, com objetivo de levar as informações aos povos indígenas das diversas comunidades do Alto Solimões.

Intitulado “Fica na Comunidade”, o primeiro material foi produzido no mês de março e divulgado virtualmente aos alunos indígenas do Alto Solimões, considerando que, atualmente, o INC-BC tem aproximadamente 570 alunos indígenas autodeclarados, prevalecendo a etnia Ticuna.

A nova cartilha foi elaborada pela professora Taciana de Carvalho Coutinho, pelo professor Tales Vinícius Marinho e pelos alunos indígenas. A publicação contém orientações quanto à importância do uso de equipamentos de proteção no combate à Covid-19.

“Eu e o professor Tales Vinícius Marinho resolvemos elaborar um material para contextualizar conceitos biológicos abordados na área de microbiologia, demonstrando, dessa forma, aos alunos e à comunidade, a integração de informações técnicas e científicas atreladas aos conhecimentos tradicionais indígenas, referentes a informações gerais sobre o novo Sars-CoV-02, enfatizando o ciclo de reprodução, as principais formas de transmissão, sintomas e algumas medidas de prevenção em língua Ticuna” declarou a professora Taciana de Carvalho Coutinho.

A partir de agora, os alunos indígenas farão a divulgação do novo material na rede de Contatos do WhatsApp e nas bocas de ferro (alto-falantes) do município.

Da Redação e Assessoria / redacao@diarioam.com.br

PUBLICADO EM:  D24AM   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *