Operação Zósimo combate comércio ilegal de ouro em Roraima

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 6/8, a Operação Zósimo*, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo comércio de ouro ilegal que seria comprado de contrabando e de garimpos irregulares em terras indígenas ianomâmis, principalmente.

24.jpg
Arquivo PF

Aproximadamente 60 policiais federais cumprem 11 mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Justiça em Roraima após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do MPF. Também foi determinado o bloqueio de mais de um milhão e trezentos mil reais dos investigados. São cumpridos cinco mandados em Boa Vista/RR, dois em Pacaraima/RR, dois em Natal/RN, um em São Miguel do Gostoso/RN e um em Jandira/SP.

O inquérito policial deu seguimento às investigações iniciadas em setembro de 2018, quando um homem tentou embarcar em um avião com três kg de ouro e apresentou documentos falsos para tentar dar aspecto de legitimidade ao ouro, falsidade que foi confirmada por uma testemunha enganada pelo homem.

Durante essa investigação, o suspeito teria coagido uma testemunha para alterar a versão dos fatos, com o objetivo de tentar reaver o ouro apreendido, sendo alvo de três mandados de busca e apreensão e um de prisão em novembro daquele ano.

Diante dos documentos e provas angariadas durante as buscas, a Polícia Federal identificou uma organização criminosa que seria especializada na compra de ouro contrabandeado da Venezuela e de garimpos ilegais localizados em terras indígenas ianomâmis, além de financiarem e participarem diretamente dessa exploração e de fornecerem insumos para a região, como combustível e mercúrio.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

Contato: (95) 3621-1522
E-mail: cs.srrr@dpf.gov.br

*O nome da operação faz referência ao alquimista Zósimo de Panópolis, que viveu na região do Egito por volta do séc. II d.C. e buscava, como outros alquimistas, em desvendar os mistérios da conversão de metais diversos em ouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *