Operação Verde Brasil 2 combate incêndio na Serra dos Carajás (PA)

Brasília (DF), 31/07/2020 – O Ministério da Defesa, por meio do Comando Conjunto Norte (CCjN), apoiou a mineradora Vale e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate a focos de incêndio na porção sul da Serra dos Carajás, no Pará.

MD_NOTICIAS_20200731_NOT04_F01.jpeg

As atividades foram desenvolvidas por militares do 52° Batalhão de Infantaria de Selva (52°Bis), na quinta-feira (30). O 52°Bis está localizado em Marabá (PA). Ao todo, 29 militares combateram focos de incêndio.

Em outra frente, em Manaus, o Comando Conjunto Amazônia (CCjA) deu continuidade às ações de inspeção naval em rios da região Amazônica, abrangendo cidades dos estados do Amazonas, Rondônia e Acre. Militares atuaram por meio do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Raposo Tavares Rondônia e de embarcações das capitanias pertencentes ao 9º Distrito Naval. As atividades consistiram na abordagem e revista de 131 embarcações, das quais 10 foram apreendidas. Também foram emitidas 19 notificações.

Já o Comando Conjunto Oeste (CCjO) prosseguiu com ações de fiscalização contra crimes ambientais e de levantamento de áreas com queimadas por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), na localidade de Querência (MT).

MD_NOTICIAS_20200731_NOT04_F02.jpeg

Resultados
Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram 17,8 mil inspeções navais e terrestres, vistorias e revistas em embarcações, das quais 383 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, foram retidos 174 veículos por irregularidades. Volume superior a 28 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foi confiscado, bem como apreendidas 551 máquinas de serraria móvel, além de tratores, maquinário de mineração, balsas, dragas e acessórios. Até o momento, mais de R$ 406,9 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.

Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente. Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal. Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Por: Tenente Fraga, com informações dos Comandos Conjuntos
Fotos: Divulgação Forças Armadas

Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação

Saiba mais:
Forças Armadas reforçam monitoramento de navegação na região Amazônica
Comandos Conjuntos prosseguem com fiscalização nos rios da região Amazônica
Forças Armadas intensificam fiscalização em rios para o combate de delitos na Amazônia

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *