Nova plataforma rastreia diariamente queimadas na Amazônia

Se Bolsonaro, Mourão e Salles esperam ocultar a destruição da Amazônia dos olhos do mundo desestruturando o INPE, podem desistir. Pesquisadores da NASA desenvolveram uma nova plataforma para facilitar o monitoramento e a compreensão dos tipos de incêndio que acontecem a cada momento, onde acontecem e quanto risco representam para a floresta tropical.

A ferramenta Amazon Dashboard, que pode ser consultada por qualquer pessoa na internet, é alimentada por imagens de satélite e consegue classificar rapidamente os incêndios em uma destas quatro categorias: incêndios de floresta, incêndios de sub-bosque, pequenos fogos de clareira e agrícolas, e incêndios de savana.

Como disse Alice Thuault, do Instituto Centro de Vida, o polêmico processo de reestruturação do INPE e o prometido corte em seu orçamento para pesquisa prejudicam não apenas a capacidade de ação do poder público contra ilegalidades ambientais, mas afetam também a soberania do Brasil: “A NASA tem dados, há monitoramentos independentes do Imazon, do Global Forest Watch, da França e de vários outros. Se há um instituto nacional que é reconhecido e tem credibilidade [é o INPE], é um patrimônio que o Brasil tem e está perdendo”.

ClimaInfo, 21 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

PUBLICADO EM:      ClimaInfo  

NOTA – A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.