Missão de combate à COVID-19 atende indígenas Karajá do DSEI Araguaia

A segunda fase da Missão Xavante de enfrentamento à COVID-19 segue levando atendimento de saúde aos indígenas do norte do Mato Grosso. Após uma semana atuando nos Polos Bases de Campinápolis e São Marcos, a missão do Governo Federal está em área indígena de São Félix do Araguaia (MT) nesta semana, de 3 a 9 de agosto. O objetivo é atender a população da etnia Karajá do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Araguaia.

A mobilização e triagem dos pacientes indígenas é feita pelos profissionais de saúde do DSEI Araguaia, subordinado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.  As Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) prestam serviços básicos de saúde diretamente nas aldeias como vacinação e visitas domiciliares. Nas equipes há agentes de saúde e saneamento que são indígenas, moradores das aldeias, que atuam principalmente como intérpretes entre médicos e pacientes.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), enviou quatro toneladas de suprimentos médicos para a missão. São medicamentos, testes rápidos para COVID-19 e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como touca, luvas, aventais hospitalares e máscaras. O material, dividido para as três fases da missão, já foi transportado pelas Forças Armadas para os locais de atendimento. Somente para o DSEI Araguaia foi enviada uma tonelada de insumos.

Nesta segunda fase, o Ministério da Defesa enviou 14 profissionais de saúde das Forças Armadas para reforçar o trabalho das EMSI do DSEI Araguaia.  Enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos clínicos gerais, ginecologistas e pediatras apresentaram o teste RT-PCR negativo para COVID-19 e passaram por uma inspeção sanitária e outro teste rápido antes do embarque para a missão.

Na primeira fase da missão, de 27 julho a 2 de agosto, foram realizados 1.578 atendimentos pelos profissionais de saúde das Forças Armadas com o apoio de equipes de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante e das Secretarias de Saúde municipais e do Estado do Mato Grosso. Os atendimentos ocorreram em seis aldeias dos Polos Bases de Campinápolis e São Marcos.

A terceira fase da Missão Xavante será de 10 a 16 de agosto com atendimentos no Polo Base Sangradouro, no DSEI Xavante.

FONTE: SESAI/MS

PUBLICADO EM: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *