Interesse Público fala sobre a criação de protocolo de consulta prévia do povo Warao

Edição inédita do IP vai ao ar às 20h desta sexta-feira (31), na TV Justiça. Também é transmitida ao longo da semana por emissoras parceiras espalhadas pelo Brasil e pode ser vista, ainda, no canal do MPF no YouTube

Foto: Divulgação/IP

Um olhar mais sensível – é disso que muitas vezes precisam os indígenas Warao, que vieram para o Brasil motivados pela crise na Venezuela. Numa situação de rua e insalubridade, os próprios indígenas criaram um protocolo de consulta prévia com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Outro tema do IP será a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi instituída em 2010 e, dez anos depois, ainda há regras que não foram implementadas. Em Manaus (AM), o MPF quer que empresas coloquem em prática a logística reversa em relação às embalagens recicláveis. A medida, prevista na lei, é vista como uma ferramenta que pode ajudar a trazer melhorias relativas ao excesso de lixo na região.

Em Minas Gerais, os pescadores ainda sofrem com as consequências da tragédia do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Com o Rio Doce poluído, eles perderam a principal fonte de sustento.

Você vai ver que o Ministério da Educação acatou pedido do MPF e modificou as regras para concessão do Prouni. A expectativa é que, com a mudança, o processo fique mais justo.

No quadro Redação MPF, você ainda verá as notícias do Ministério Público Federal que foram destaque ao longo desta semana.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. É transmitido pela TV Câmara, aos sábados às 20h30, e aos domingos às 11h30. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *