FAB transporta materiais e profissionais de saúde em apoio à Operação COVID-19

A Força Aérea Brasileira (FAB), em apoio à Operação COVID-19, realizou, entre domingo (26/07) e sábado (01/08), diversas missões de Transporte Aéreo Logístico.

As aeronaves C-130 Hércules, SC-105 Amazonas e H-60L Black Hawk  transportaram profissionais de saúde que atuam no enfrentamento ao novo Coronavírus, além de equipamentos hospitalares, para Barra do Garças (MT), Boa vista (RR) e Comunidades Indígenas na região do Vale do Javari, no Amazonas.

As missões foram coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

C130 Hércules

O C-130 Hércules, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, decolou, no sábado (01), da Base Aérea de São Paulo, com mais de 10 toneladas de insumos hospitalares. A aeronave pousou na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), onde desembarcou os materiais que serão usados no combate à pandemia do novo Coronavírus.

“Nas asas da FAB, transportamos suporte para profissionais de saúde e para a população que precisa desse material para enfrentar a pandemia”, conta o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Oswaldo Mesquita Guimarães.

Na segunda-feira (27), outro C-130 decolou da Base Aérea de São Paulo com cerca de 6,3 toneladas de insumos e EPIs. A aeronave pousou na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), onde descarregou os materiais.

A Comandante da aeronave, Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, ressaltou a oportunidade de participar da Operação COVID-19. “É uma satisfação muito grande atuar nesse tipo de missão, levando ajuda a quem necessita, nos locais em que o apoio aéreo é fundamental”, frisou.

H-60L Black Hawk

Um helicóptero H-60L Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia, transportou profissionais de saúde, suprimentos e EPIs para Comunidades Indígenas da região do Vale do Javari, no Amazonas, na terça-feira (28). O consultor dos povos indígenas do Vale do Javari, Orlando Possuelo, enalteceu o suporte da FAB nas missões. “O apoio da Força Aérea é muito importante para o funcionamento da logística de transporte de material de saúde para os povos indígenas, o que é essencial nesse momento”, disse.

SC-105 Amazonas

Uma aeronave SC-105 Amazonas, pertencente ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, decolou, no domingo (26), da Base Aérea de São Paulo (SP), para Barra do Garças (MT), transportando uma carga de aproximadamente 2,6 toneladas. Entre os materiais estão insumos hospitalares e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Já na segunda-feira (27) o avião decolou de Curitiba (PR) e realizou pousos no Rio de Janeiro (RJ) e em  Brasília (DF) para o embarque de profissionais de saúde da Forças Armadas. Os militares, que desembarcaram em Barra do Garças (MT), atuarão em atendimentos médico-hospitalar na região.

O Comandante da Aeronave, Capitão Aviador Victor Hugo Sfredo Saraiva, destacou a importância do apoio da Força Aérea na Operação. “Estamos levando cidadania por meio de ações de integração do território nacional”, ressaltou o piloto.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Fotos: Tenente Blumer, Soldado Maraes Silva (Ala 11), Tenente Kramer (BASP), Sargento Neves (Ala 6), Tenente Daniel (7/8)

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves

Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Monteiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *