DSEI Leste de Roraima envia reforço contra a COVID-19 para aldeias Ingarikó

As aldeias da etnia Ingarikó estão recebendo mais um reforço do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima no enfrentamento à COVID-19.

Nesta segunda-feira (17/ago), o Distrito enviou uma equipe de saúde ao Polo Base Raposa Serra do Sol, em Uiramutã (RR). Três médicos a serviço do Exército Brasileiro que atuam na Operação Acolhida – Área de Proteção e Cuidados (APC) e um enfermeiro do DSEI LRR vão reforçar a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) que atua no local até terça-feira (18).

Eles estão levando medicamentos, testes rápidos, álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para monitorar e evitar a propagação do novo coronavírus. Os pacientes recebem tratamento para os sintomas e são monitorados pela EMSI.

A equipe orienta sobre a permanência na aldeia, a lavagem frequente das mãos e isolamento social. Conforme a necessidade, os pacientes são removidos para internação na APC ou Hospital Geral de Referência de Boa Vista.

Esta é terceira entrada do DSEI em área indígena para atender especificamente a etnia Ingarikó a pedido das lideranças, feita em 18 de julho. A primeira equipe foi enviada para a área no dia 27 de julho e já retornou à sede do Distrito. Outra equipe está no local e permanece até 7 de setembro.

O acesso à região só é possível por via aérea. “Atendendo a uma solicitação das comunidades Ingarikó, por carta, e tratativas com o Ministério Público Estadual de Roraima (MPE-RR) estamos realizando esta terceira entrada com o apoio do Exército Brasileiro. Estas ações tem o objetivo de dar uma resposta rápida na atenção ao combate à Covid-19 nas comunidades Ingarikó da Terra Indígena Serra do Sol”, explica o coordenador do DSEI Leste de Roraima, Tárcio Pimentel.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, vem intensificando as ações de enfrentamento ao Combate a Covid 19 a aproximadamente 1,4 mil indígenas, por meio do DSEI Leste de Roraima, desde o mês de julho. As ações são discutidas com os tuxauas, que são as lideranças indígenas das comunidades, em consonância com o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi).

PUBLICADO EM:    MINISTÉRIO DA SAÚDEDSEI Leste de Roraima envia reforço contra a COVID-19 para aldeias Ingarikó — Ministério da Saúde (www.gov.br)