Missão Tiriós leva suprimentos médicos, alimentos e profissionais de saúde aos indígenas do Norte

Ação conjunta realizou atendimento médico, busca ativa e testes rápidos nas comunidades indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará

O Governo Federal tem reforçado o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades indígenas da fronteira do Brasil. Entre os dias 17 e 20 de julho, a Missão Tiríos, uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde, da Justiça e da Defesa, levou nove toneladas de alimentos, suprimentos médicos e profissionais de saúde para as comunidades indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará.

A ação beneficiou cerca de 2 mil indígenas das etnias Tiriyó e Kaxuyana, que vivem nas Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Paru D’Este, entre os estados do Pará e Amapá, na fronteira com o Suriname. As Equipes Multidisciplinares de Saúde contaram com o reforço de profissionais da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, do DSEI Amapá e Norte do Pará e do governo do estado do Amapá, por meio da Secretaria Estadual de Saúde.

Foram destinadas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, 2,5 toneladas de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, para reforçar o estoque do DSEI.

“A Missão Tiriós é mais uma etapa importante da parceria com o Ministério da Defesa e apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O trabalho incluiu profissionais e logística das Forças Armadas, com apoio total do DSEI. O Ministério da Saúde enviou medicamentos e testes. Foram realizados atendimento com profissionais, incluindo pediatra, ginecologia, clínico geral, infectologia, além de testagem para Covid-19 e outras ações relacionadas à Atenção Primária e Especializada”, destaca o Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva.

Ao todo, 1.991 indígenas receberam atendimento com as equipes multidisciplinares. Foram realizados 433 testes rápidos, sendo que 91 indígenas testaram positivo e receberam acompanhamento dos profissionais.

AÇÕES

“Conseguimos fazer um diagnóstico mais preciso e prévio de indígenas infectados com o coronavírus e iniciar o tratamento e o protocolo terapêutico. Foi uma ação de suma importância para fazermos um monitoramento, uma busca ativa, principalmente do grupo de risco que são os idosos, as pessoas com comorbidades, os indígenas que apresentam hipertensão arterial, diabetes, que fazem tratamento oncológico e as gestantes”, afirmou o Coordenador do DSEI Amapá e Norte do Pará, Roberto Wagner Bernardes.

A FUNAI, órgão subordinado ao Ministério da Justiça, enviou 6,5 toneladas de alimentos para reforçar a alimentação dos indígenas neste momento de pandemia. As cestas foram higienizadas pelo Exército Brasileiro e tiveram o apoio logístico das Forças Armadas na entrega às comunidades indígenas.

O Ministério da Defesa enviou uma equipe de 21 profissionais de saúde das Forças Armadas para reforçar a assistência prestada pelas equipes de saúde do DSEI Amapá e Norte do Pará durante a missão. São médicos generalistas e especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e farmacêuticos. Todos passaram por inspeção sanitária e tiveram que apresentar testes RP-PCR negativos para Covid-19 antes do embarque.

Da Agência Saúde, com informações do Ministério da Defesa

Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2351

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *