HCA participa de missão contra COVID-19 com atendimento à população indígena no Amazonas

Profissionais da área de saúde do Hospital Central da Aeronáutica participaram de missão na região do Vale do Javari

Profissionais de saúde das Forças Armadas, incluindo um Médico e um Técnico de Enfermagem do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), situado no Rio de Janeiro (RJ), participaram de missão para atendimento à população indígena no estado do Amazonas. A missão, coordenada pelos Ministérios da Saúde e da Defesa, foi realizada na região do Vale do Javari, a segunda maior área indígena do Brasil, com uma população de mais de sete mil indígenas. A ação ocorreu de 16 a 22 de de junho.

Ao todo, foram feitos 940 atendimentos médicos e, ainda, realizados 200 testes rápidos para a COVID-19. A ação contou com o apoio de equipes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari e Alto Rio Solimões, e da Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia do Norte.

Os profissionais deslocaram-se para o Pelotão Especial de Fronteira de Palmeiras do Javari, na aldeia Cruzeirinho, e para a cidade de Atalaia do Norte.

Além da assistência à saúde, cerca de 70 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos diversos foram distribuídos na região, objetivando o enfrentamento à COVID-19 nas aldeias do Vale do Javari. Os profissionais de saúde realizaram atendimento em diversas especialidades médicas.

“Essa foi, sem sombra de dúvida, uma das maiores experiências que tive em 22 anos de carreira na Força Aérea Brasileira. No último dia de missão foi realizada uma Evacuação Aeromédica. A paciente apresentava gravidez tubária, correndo risco de morte. Graças à atividade em andamento, foi utilizado um helicóptero e a paciente chegou ao local apropriado em apenas dez minutos, e mais uma vida foi salva”, contou o Médico especialista em Cirurgia-Geral, Tenente-Coronel Dalton Muniz Santos.

Fotos: Soldado Lourenço

Fonte: HCA, por Tenente Tatiele

Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane – Revisão: Capitão Oliveira Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *