FAB transporta alimentos e materiais para Boa Vista

KC-390 realizou três missões, transportando cerca de 32 toneladas de carga

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta semana, três missões de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. Todos os voos foram executados com a aeronave KC-390 pertencente ao 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, que decolou do Rio de Janeiro (RJ) para Boa Vista (RR), transportando alimentos e outros materiais doados pela instituição de ajuda humanitária Cruz Vermelha.

As missões foram coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde. Há, ainda, a participação do Comando de Preparo (COMPREP), que atua no desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

Além de diversos tipos de alimentos, também foram transportados materiais de higiene pessoal, Equipamentos de Proteção Individual (óculos, luva e máscaras) e álcool em gel.

A primeira carga de 10,6 toneladas foi transportada na terça-feira (21); a segunda, com cerca de 10 toneladas, seguiu na quinta-feira (23) e a terceira missão, na sexta-feira (24), com aproximadamente 12 toneladas de alimentos e materiais que serão distribuídos entre diversas instituições de caridade da cidade.

“É uma satisfação muito grande poder ajudar a população, cumprindo uma missão de Força Aérea, transportando uma quantidade expressiva de alimentos e materiais”, declarou o Comandante de uma das missões e Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Ten Heitor e Sagento Neves / Ala 7 e Tenente Mayara / Ala 11

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Elias  Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Tenente-Coronel Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.