Webconferência discute nesta sexta Agricultura Familiar e Segurança Alimentar na Amazônia

Atividade é promovida pelo Centro Regional de C&T em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Região Norte, coordenado pelo Inpa. O Centro busca investigar as potencialidades da biodiversidade amazônica, valorizar alimentos regionais, apoiar a geração de renda e a melhoria das condições de saúde e nutrição da população. Link da transmissão https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigssan-norte 

 

Para discutir “Agricultura Familiar e Segurança Alimentar” no contexto Amazônico, será realizada nesta sexta-feira (19) uma palestra on-line, seguida de interação com perguntas e troca de experiências. A agricultura familiar faz uma contribuição significativa na produção de cultivos e criações, como frutas, legumes, ovos, aves e peixes, alimentos importantes quando se trata de reduzir níveis crescentes de colesterol, obesidade e desnutrição da população.

Esta é primeira de uma série de sete de webconferências que ocorrerão durante o ano nessa área. As sessões colaborativas virtuais serão promovidas pelo Grupo de Interesse Especial (Special Interest Groups -SIG) em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte (SIG SSAN Norte), vinculado ao Centro Regional de C&T em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Região Norte (CTSSAN Norte), coordenador pelo Grupo de Pesquisa do Laboratório de Alimentos e Nutrição do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

A palestra desta sexta-feira será das 15h às 16h30 (horário de Manaus) e transmitida pela sala de conferênciaweb da RNP/MCTI, no link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigssan-norte . A atividade é aberta aos interessados, gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. A rede colaborativa realizará mensalmente webconferências, na segunda sexta-feira de cada mês. Confira a agenda aqui.

A discussão será feita pelos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Jozane Santiago, agrônoma com doutorado em Ciências Ambientais, e Cloves Pereira, sociólogo com doutorado em Antropologia. Membros do Núcleo de Socioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, os professores apresentarão pesquisas e experiências de extensão.

“Discutir esse tema é importante em função do reconhecimento global dos modos de produção familiar na Amazônia e sua relação com a segurança alimentar, e em como podemos colaborar com uma agenda para implementar marcos normativos e políticas públicas específicas para a agricultura familiar”, destacou a coordenadora do SIG SSAN Norte, a pesquisadora do Inpa Dionísia Nagahama.

Saiba Mais

Os SIGs (Grupos de Interesse Especial), da NutriSSAN (Plataforma de Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional), são sessões colaborativas, nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede se reúnem virtualmente para discutir temas de ensino, pesquisa e assistência, gestão e avaliação remota.

LINK DA TRANSMISSÃO:   https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigssan-norte  

Da Redação – Inpa
Banner: Ascom UEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *