Vivat Brasil divulga relatório e revela grande atuação das congregações no Pará

O documento recém divulgado aponta maior número de ações sociopolíticas no mês de abril realizadas pela cultura da paz (38%) e pela erradicação da pobreza (36%). O Estado que concentrou mais projetos desenvolvidos pelas 13 congregações da Vivat Brasil foi o Pará. O relatório é uma forma de abrir um novo diálogo sobre os desafios e as urgências impostas no país em defesa da Criação.

Crianças pobres do município de Cametá, no Pará – VATICAN NEWS

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima sexta-feira (5), a Vivat Brasil divulga relatório de ações sociopolíticas do mês de abril e plano de ação para maio, resultado do trabalho de 1200 religiosos de 13 congregações. O grande grupo atua diretamente no país, seja no campo ou na cidade, priorizando os direitos à vida e do meio ambiente, em defesa da integridade da Criação.

O relatório, disponibilizado para download no site da organização, apresenta ações concretas dos religiosos no Brasil, descritas no tempo e no território, com os tipos de parceria, a quantidade e a faixa etária dos atendidos, os desafios e os benefícios para a execução das ações. Além disso, apresenta os recursos disponibilizados pelas congregações para realizar os projetos, os cargos e funções da atuação dos religiosos, carga horária dos serviços e modalidade de participação.

O que revela o relatório

O documento aponta que o maior número de ações no mês de abril foi realizado pela cultura da paz (38%) e erradicação da pobreza (36%), seguidas pelas temáticas do desenvolvimento sustentável e mulheres. O Estado que concentrou o maior número de projetos desenvolvidos pelas congregações foi o Pará.

A pesquisa não deixa de ser um convite que inspira à solidariedade diária, através de ações “por uma causa maior que é a construção do Reino de Deus a partir da cultura da paz e no serviço missionário”, afirma o coordenador da Vivat Brasil, Pe. José Boeing, da Congregação dos Missionários do Verbo Divino.

Avançando para Vivat Internacional da ONU

As 13 congregações brasileiras acabam de se associar à Vivat Internacional, uma ONG reconhecida pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Um passo importante que reconhece o empenho iniciado no ano de 2000 pelos próprios Verbitas e as Irmãs Servas do Espírito Santo decidiram projetar a organização não governamental no país para reunir demais congregações pela defesa da vida e dos direitos humanos.

Vivat, em latim significa “Tenha Vida!”, e expressa o desejo profundo de missão da Vida Consagrada para atuar, principalmente, no contexto atual da pandemia da Covid-19. O relatório recentemente divulgado buscar dar visibilidade às ações, muitas vezes pequenas, mas que, se valorizadas, podem ajudar na transformação do todo, fortalecendo a democracia e a construção da cultura da paz, como enaltece Pe. José Boeing:

“Esse relatório traz a importância da defesa da vida, da cultura da paz, do meio ambiente, da defesa dos povos, da defesa dos seus territórios, da Igreja atuante, missionária, solidária com todos aqueles que lutam em defesa dos direitos e da vida. A importância desse relatório para nós, no Brasil, é de suma importância porque as congregações missionárias religiosas se comprometem em defesa da vida. Principalmente neste tempo da pandemia, em tantas necessidades dos pobres, a erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável, cultura da paz e a questão de gênero: mulheres e homens unidos na mesma causa da vida.”

Conheça as congregações da Vivat Brasil:

• Sociedade do Verbo Divino (verbitas)
• Missionárias Servas do Espírito Santo
• Congregação das Irmãs da Santa Cruz
• Missionários Combonianos do Coração de Jesus
• Irmãs Missionárias Combonianas
• Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (scalabrinianas)
• Missionários Oblatos de Maria Imaculada
• Congregação das Irmãzinhas da Assunção
• Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo
• Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos)
• Irmãs Missionárias do Santo Rosário
• Irmãs Missionárias do Espírito Santo (espiritanas)
• Congregação do Espírito Santo (espiritanos)
• Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor (pastorinhas) – convidada

PUBLICADO EM:    VATICAN NEWS      

Dom Erwin Kraütler: o Papa ama a Amazônia – VATICAN NEWS    

Dom Roberto abriu Encontro das Pastorais Ambientais – VATICAN NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *