Presença do Estado brasileiro na região, Exército apoia população indígena da Aldeia de Soles (AM)

Palmeiras do Javari (AM) – Em muitas regiões longínquas do país, o Exército é a única presença do Estado brasileiro.

Isso  é o que acontece especialmente na Amazônia, onde a Força alia suas atividades operacionais e de defesa das nossas fronteiras com o constante suporte à população.

Foi o que ocorreu no dia 10 de junho, quando militares do 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF) do 8º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Palmeiras do Javari (AM), realizaram uma ação cívico-social  na Aldeia de Soles (AM), a uma hora e meia de distância do quartel, para prestar apoio à população indígena.

Os militares estavam acompanhados por uma equipe médica e, chegando ao local, que possui uma população indígena de 138 pessoas, foram recebidos pelo vice-cacique, pelo conselheiro da comunidade e pelos agentes de saúde.

A pedido do conselheiro, ocorreu uma pequena reunião, na qual foram debatidos alguns assuntos importantes para a comunidade. Na ocasião, o vice-cacique agradeceu o apoio prestado pelo Exército Brasileiro.

Ao final da reunião, foi solicitado que os militares se deslocassem até o local onde a comunidade está isolada, dentro da mata, para que o médico atendesse três pacientes que não podiam ir à base,  distante cerca de uma hora de caminhada pela selva.

Cabe ressaltar que os militares utilizavam equipamentos de proteção individual todo o tempo. Quando chegou ao local, a equipe realizou os atendimentos, tendo sido um deles o do cacique da comunidade, o senhor Antônio Mayuruna.

Fonte: Cmdo Fron Solimões / 8º BIS 

PUBLICADO EM: EXÉRCITO BRASILEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *