Operação Caixa Dourada II investiga garimpo ilegal no Pará

PF cumpre mandados de busca e apreensão em residências de um dos principais suspeitos de participação no esquema de extração ilegal de minérios.

Arquivo PF
Arquivo PF

Redenção/PA – A Polícia Federal deflagrou hoje (16/6), em Redenção/PA, a Operação Caixa Dourada II, para dar continuidade a investigações sobre garimpo ilegal na região sul do Pará.

Policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a garimpeiro ilegal. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Redenção/PA, atendendo a pedidos da Polícia Federal.  As medidas de busca foram realizadas em dois imóveis pertencentes a investigado por crimes ambientais, extração ilegal de minérios e posse de material explosivo.

O alvo da operação já foi preso em flagrante, no dia 17/01/2020, pelos crimes de exploração de matéria-prima pertencente à União sem autorização (art. 2º da Lei 8.176/1991), execução de lavra sem autorização (art. 55 da Lei 9.605/1998) e posse de artefato explosivo sem autorização (art. 16, § 1º, III, da Lei 10.826/2003), por ocasião da Operação Caixa Dourada, a qual desarticulou um garimpo de cobre na zona rural do município de Ourilândia do Norte/PA.

Além disso, a operação também tem o objetivo de encontrar mais provas da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, uma vez que o investigado é suspeito de dar vantagens indevidas a agentes públicos, com o propósito de facilitar o fluxo do minério irregularmente extraído.

Destaca-se, por fim, que, também em virtude dos pedidos formulados pela Polícia Federal, a Justiça Federal determinou a imposição ao investigado de várias medidas cautelares diversas da prisão, a exemplo da proibição de mudança de residência sem prévia permissão judicial, de acessar locais de garimpos ilegais e de manter contato com outras pessoas que, com ele, praticam os mesmos crimes.

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção/PA

Contato: (94) 3424-9800 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *