Militares são capacitados para o combate a incêndios florestais

Brasília (DF), 26/06/2020 – O 24° Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) recebeu apoio de instrução do Corpo de Bombeiros Militar de São Luís, no Maranhão, para capacitação no combate a incêndios florestais. A iniciativa prepara o Batalhão para a Operação Verde Brasil 2, tendo em vista aproximação do período de queimadas na região.

Também em apoio à Operação, em 24 de junho de 2020, a Força-Tarefa Conjunta Integrada (FTCI) General Rodrigo Octávio, subordinada ao Comando Conjunto da Amazônia, conduziu o preparo das suas tropas com parcela de seus meios para início das atividades.

Ainda sob o Comando Conjunto Amazônia, ocorreram vistorias e inspeção naval no Rio Madeira. Em Apuí, o 54º BIS fiscalizou e combateu ilícitos ambientais. Já o 7º BIS estabeleceu Posto de Bloqueio e Controle Fluvial e patrulhou a região de Fazenda Araguaia, em Alto Alegre, no Estado de Roraima. Além disso, é feito monitoramento por meio do Radar SABER-60 na Serra do Tepequém, em Roraima.

As últimas ações na região da Amazônia resultaram na revista de 192 viaturas, 61 embarcações e duas aeronaves, com a apreensão de armas, munição, balsas de garimpo, embarcações, motosserras, motor de serraria, animais silvestres, meia tonelada de carne, e ainda aplicação de multas no valor total de R$ 200 mil.

Em continuidade às ações desempenhadas pelo Comando Conjunto Oeste, o Comando de Fronteira Jauru e o 66º Batalhão de Infantaria Motorizado estabeleceram Posto de Bloqueio e Controle de Estradas nas localidades de Palmarito, Corixa e Fortuna; e patrulhamento fluvial em Guaporé e Cáceres, regiões de Mato Grosso. As últimas ações resultaram na revista de 17 veículos, 21 embarcações e três termos de infração.

O Comando Conjunto Norte também mantém as ações de inspeção naval nas localidades de Belém e Almeirim, no Pará. Já o 52° BIS apoiou a fiscalização aérea em São Félix do Xingu, além de realizar campanha de conscientização ambiental em Nova Marabá. O 51º BIS continua com o patrulhamento motorizado e com o reconhecimento de pontos de interesse na região de Uruará e escolta de comboio. O resultado das últimas ações foi a vistoria de 25 embarcações e a apreensão de uma embarcação na região de Almeirim.

Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.

Por Tenente Cristiane dos Santos, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: Divulgação Forças Armadas

Saiba mais:

Comandos Conjuntos realizam ações contra delitos ambientais na Amazônia Legal
Forças Armadas prestam homenagem aos profissionais de saúde e interditam madeireira irregular

Forças Armadas apoiam população na batalha contra o novo coronavírus e combatem delitos ambientais na Amazônia Legal

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *