DSEI Rio Tapajós recebe reforço para tratamento de sintomas leves de COVID-19

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós está equipando as Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) para garantir atendimento básico de saúde nos territórios indígenas do sudoeste do Pará durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

O Distrito adquiriu tanques de oxigênio, redes para dormir e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e enviou para os Polos Base. A organização Expedicionários da Saúde (EDS) entregou 20 concentradores de oxigênio e 13 grupos geradores de energia, movidos à combustível, para serem distribuídos às UBSI. Os equipamentos foram enviados às unidades de atendimento de saúde, dentro dos territórios indígenas, para tratamento de pacientes com sintomas leves da COVID-19.

De acordo o enfermeiro do DSEI Rio Tapajós, Alan Simon, os aparelhos auxiliam na oxigenoterapia.  “Já temos resultados positivos de uso desse aparelho nos casos de média e baixa complexidade, onde os pacientes não precisam ser encaminhados aos hospitais, tendo um resultado satisfatório dentro das aldeias”, explica.

Três destes aparelhos foram enviados, pelo Distrito, ao Hospital Municipal de Jacareacanga (PA). De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem a maior população indígena do estado do Pará, sendo 41,4% da população.

O Exército Brasileiro também está dando apoio na desinfecção da sede do DSEI para prevenir riscos de contaminação entre os trabalhadores, sendo higienizados espaços e superfícies do prédio. A Casa de Saúde Indígena (CASAI) Santarém também passaram por desinfecção sanitária. Os pacientes que estavam em alojamentos provisórios retornaram ao ambiente e passaram por uma roda de conversa sobre fortalecimento do sistema imunológico.

Durante o período da pandemia, o Distrito continua realizando a vacinação contra influenza e sarampo e realizando os atendimentos básicos de saúde nas aldeias.  No total, o DSEI Rio Tapajós atende mais de 13 mil indígenas que habitam 160 aldeias.

PUBLICADO EM:  SESAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *