Ação contra desmatamento ilegal em Rondônia é divulgada pela Operação Verde Brasil 2

Brasília (DF), 16/06/2020 – O Comando Conjunto Príncipe da Beira, que coordena as ações da Operação Verde Brasil 2 no Acre, no Amazonas e em Rondônia divulgou, na segunda-feira (15), a deflagração de ações contra delitos ambientais nas proximidades do município de Buritis, em Rondônia. A atividade combate crimes ambientais ligados ao desmatamento e à extração ilegal de madeira em áreas de conservação ambiental.

Foi estabelecida a segurança dos agentes de fiscalização e dos locais para guarda de materiais apreendidos. Os militares envolvidos também foram capacitados para atuar na medição da madeira apreendida, na desmontagem dos equipamentos recolhidos e no transporte de materiais. As atividades contam com a participação do Exército, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Federal, do IBAMA, da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia e da Polícia Militar Ambiental.

O Príncipe da Beira também realizou fiscalização ambiental interagências, reconhecimento aéreo, patrulha motorizada, transporte de madeira apreendida e inspeção, patrulha e postos de bloqueio e controle fluviais. Foram revistados veículos, embarcações e aeronaves.

Outras regiões

Em Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço estabeleceu postos de bloqueio e controle de estradas, enquanto o Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea, no Pará, atuou na fiscalização de áreas em parceria com agentes federais e estaduais e na malha fluvial, com inspeções e patrulhas navais cumpridas por embarcações da Marinha.

Resultados

Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram inspeção naval em mais de 2,6 mil embarcações, das quais 118 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, vistoriaram mais de 5,2 mil veículos, retendo 131 desses por irregularidades. Quase 17,3 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foram confiscados. Até o momento, mais de R$ 166,5 milhões foram aplicados em multas e termos de infração. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) coordenou mais de 340 horas de voo durante a Operação, enquanto as aeronaves de Asas Rotativas das três Forças somam 423 horas de voo.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 10 de junho, a GLO foi renovada até 10 de julho, por meio do decreto 10.394.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Por Tenente Felipe Bueno, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Saiba mais:
Marinha do Brasil apreende embarcação irregular que transportava madeira beneficiada
Decreto que autoriza uso das Forças Armadas na proteção da Amazônia Legal é prorrogado
Operação Verde Brasil 2 completa um mês de atividades

Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *