Povo Bakairi colhe 500 sacas de arroz no Mato Grosso

A colheita mecanizada de arroz do Povo Bakairi resultou em uma produção de 500 sacas na Terra Indígena Santana, município de Nobres, a 280 quilômetros ao norte da capital, Cuiabá.

Em uma área de apenas 100 hectares, a etnia produziu uma quantidade relevante de alimento para os 190 indígenas que vivem em três aldeias: Ygui´yo, Santana e Nova Canãa. A área do território indígena é de 35.470 hectares.

Um dos responsáveis pelas atividades produtivas da etnia, o líder indígena Edson Bakairi resume como o seu povo iniciou a busca pela independência econômica que garanta segurança alimentar e geração de renda às suas comunidades. “A produção agrícola ajuda na melhoria de qualidade de vida do povo Bakairi, que é agricultor por natureza.

Com 320 anos de contato [com não indígenas] aprendeu a lidar com a terra. Plantam e colhem todo tipo de grãos. Mas nem por isso deixaram sua cultura, línguas e suas danças”, relata Edson, que possui mestrado em Sustentabilidade pela Universidade de Brasília.

A CR Cuiabá/Funai forneceu apoio à colheita com veículos, combustível e manutenção de máquinas

Devido à falta de assistência técnica, a produção passou por algumas dificuldades, mas a ajuda do Povo Paresi (que emprestou a colheitadeira) e da Coordenação Regional da Funai em Cuiabá (que forneceu combustível e manutenção) chegaram na hora certa.

Os cerca de 20 indígenas envolvidos na colheram uma safra suficiente para atender as 70 famílias que vivem nas três aldeias. “Neste ano o plantio de arroz foi somente para alimentos, isso é para suprir as famílias na aldeia. Sonhamos no futuro plantar para poder vender”, afirma Edson.

A produção dos Bakairi em números

Habitantes da T.I. Santana: 190 indígenas

Área da T.I. Santana: 35.470 hectares

Safra de arroz 2019/2020: 190 indígenas

Área plantada de arroz: 100 hectares

Assessoria de Comunicação / Funai              

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *