Polícia Federal combate crimes ambientais no interior do Pará

Ação de hoje ocorre no âmbito da Operação Verde Brasil II e conta com o apoio do Exército Brasileiro, do IBAMA, do GSI, da Força Nacional e da ABIN

Marabá/PA – A Polícia Federal deflagrou, hoje (11/5), com base no Decreto nº 10.341/2020, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em ação conjunta com Exército Brasileiro, IBAMA, GSI, Força Nacional e ABIN,  a operação “Locking Down The Hole“, dando continuidade aos trabalhos realizados no âmbito da Operação “Verde Brasil” II, desde 2019.

A Operação Verde Brasil II visa combater delitos ambientais na Região da Amazônia Legal.

A ação de hoje tem como objetivo o combate ao desmatamento ilegal e à atividade de mineração ilegal que têm gerado seríssimos danos ambientais na região de Curionópolis/PA e Itupiranga/PA, mormente pela extração ilegal de minério de manganês, essencial na produção de ligas metálicas, como o Aço.

Cerca de cerca de 30 policiais federais e 50 militares dão cumprimento ao mandado judicial expedido pela 2ª Vara da Justiça Federal em Marabá/PA.

O apoio à Operação é feito por quatro helicópteros UH-60 “Black Hawk” da Força Aérea Brasileira – FAB, utilizados para os deslocamentos do efetivo aos diversos pontos estratégicos levantados pela inteligência das respectivas forças e onde estariam ocorrendo as atividades de desmatamento e mineração ilegal.

Estima-se que na área em questão haja uma movimentação de mais de 50 caminhões diários, fazendo o transporte desse minério, o que representaria algo em torno de duas mil toneladas extraídas, e um montante avaliado em R$ 1.4 milhão em recursos.

A maior parte desse minério tem como destino a exportação, sendo seu escoamento feito através do porto de Barcarena/PA.

Comunicação Social da PF no Pará

Telefones: (91) 3214-8029 / 984222396
E-mail: cs.srpa@dpf.gov.br  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *