Operação Verde Brasil 2 aplica quase R$ 7,5 milhões em multas

Brasília (DF), 20/05/2020 – Apenas na área de atuação do Comando Conjunto Príncipe da Beira, que engloba os estados do Acre, Amazonas e Rondônia foram expedidas multas e termos de infração que somam quase R$ 7,5 milhões.

esta imagem não possui descrição

O valor é resultado de ações da Operação Verde Brasil 2, que coíbe delitos ambientais na Amazônia Legal. Nessas ações, militares das Forças Armadas atuam com agentes de órgãos de segurança e do meio ambiente.

A repressão aos crimes na região apreende madeira extraída ilegalmente, equipamentos e veículos utilizados nas atividades ligadas ao desmatamento e, também, armas, munições e entorpecentes.

Para também agir nesse tipo de abordagem, o Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea, que atua no Pará, realizou na sede do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, em Marabá, instrução de patrulhamentos ostensivos e escolta armada de comboios. A modalidade de policiamento intensifica características como preparo, equipamento, treinamento, postura e prontidão. O treinamento foi realizado atendendo às medidas de prevenção à COVID-19.

Da mesma forma, em Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço realiza patrulhamento fluvial e terrestre em diversas localidades do Estado. Os militares agem em parceria com a Polícia Rodoviária Federal nos postos de bloqueio e controle de estradas.

Na coordenação de atividades aéreas, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília, acumula 136 horas de voo nesse segundo ano da Operação Verde Brasil.

esta imagem não possui descrição

 

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Por Tenente Felipe Bueno, com Comandos Conjuntos
Fotos: Divulgação das Forças Armadas

Saiba mais:
Ações deflagradas na Amazônia Legal apreendem madeira e drogas
Na Amazônia Legal, militares agem na Operação Verde Brasil 2
Bases operacionais apoiam atividades de prevenção e repressão a crimes ambientais na Amazônia Legal
Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.        

PUBLICADO EM:   MINISTÉRIO DA DEFESA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *