Iniciativa premia soluções sustentáveis de enfrentamento à Covid-19 na Amazônia

Um webinar foi realizado nesta sexta-feira (29) para lançar a premiação de 3,5 mil dólares.

(Foto: Divulgação)

Manaus – A Covid-19 está se espalhando na Panamazônia, com mais de 130 mil casos confirmados e 6,8 mil mortes, segundo dados da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). Para identificar, dar visibilidade e incentivar práticas de enfrentamento aos impactos da pandemia, a terceira edição do Prêmio SDSN Amazônia premiará três soluções sustentáveis implantadas na região com um total de 3,5 mil dólares.

O prêmio, promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), foi lançado nesta sexta-feira (29), em um seminário virtual que apresentou os objetivos, o regulamento e a importância da iniciativa no contexto atual.

Segundo a secretária executiva da SDSN Amazônia, Carolina Ramírez Méndez, a premiação busca iniciativas que já estão em curso, voltadas para populações vulneráveis: comunidades indígenas, tradicionais e urbanas de baixa renda. Para participar, é necessário ser uma organização membro da rede, que atualmente é formada por 167 instituições do Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Guiana e Venezuela.

“As organizações que não integram a SDSN Amazônia e queiram participar da chamada, podem solicitar o pedido de adesão a rede preenchendo o formulário de filiação”, explicou Ramírez. O registro é simples, sem custo e pode ser feito no site: http://unsdsn.org/join.

Inscrições

Com inscrições abertas até 30 de junho, a premiação vai considerar projetos nas categorias: acesso à serviço de saúde, educação, alimentos, água potável e saneamento, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção sustentável, além de ações para o período pós-Covid. As soluções devem estar na fase de implementação ou ter sido implementadas.

O formulário para cadastro dos projetos está disponível no link: https://bit.ly/FormSDSNAmazonia2020. Já o regulamento do prêmio pode ser acessado em: bit.ly/Regulamento20.

Premiação

Os 20 projetos mais relevantes serão publicados na Plataforma de Soluções Sustentáveis da SDSN Amazônia (http://maps.sdsn-amazonia.org/). Essa plataforma on-line, georreferenciada e trilíngue (português, espanhol e inglês) divulga soluções sustentáveis da região amazônica propostas por organizações públicas, universidades, institutos de pesquisa e organizações não-governamentais.

Um evento de premiação será realizado no dia 28 de julho para apresentar as cinco melhores soluções. Três delas receberão prêmios em dinheiro: o primeiro lugar receberá 2 mil dólares, o segundo lugar ganha mil dólares e o terceiro colocado 500 dólares.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail info@sdsn-amazonia.com.

PUBLICADO EM:    D24AM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *