Igreja ajuda famílias da Amazônia boliviana

A Igreja Católica da Bolívia, apoiada por instituições nacionais e internacionais entregou 1100 equipamentos médicos para os centros de saúde do país. Também continua a entrega de mantimentos aos mais vulneráveis da região amazônica.

Igreja Católica solidária com as famílias da Amazônia boliviana – Vatican News

A Bolívia é um país que há muitos anos luta contra a pobreza. Agora, a pandemia da Covid-19 está mostrando as debilidades do sistema de saúde boliviano e a Igreja Católica e outras organizações uniram seus esforços para ajudar os mais pobres nestes momentos difíceis principalmente na região Amazônica que compreende 43% do território nacional.

Mantimentos para as famílias da Amazônia boliviana

Graças ao esforço conjunto do Vicariato Apostólico de Pando, a Red Eclesial Panamazônia Internacional e Adveniat, foram entregues 18 toneladas de mantimentos para os indígenas do povo Tacanas de quatro comunidades: Puerto Pérez, La Mercedes, Toromonas e El Tigre.

Padre Juan Elías Ciripi e voluntários fizeram a entrega na comunidade de Chivé e dali partiram os produtos em embarcações. As comunidades estão situadas nos arredores do rio Madre de Dios no norte de La Paz, rio Toromonaa e rio La Asunta, onde encontram-se 205 famílias.

Também ajuda espiritual

O vicariato de Pando realiza diferentes atividades de caridade em vários setores que se encontram em situação de necessidade e as paróquias entregaram alimentos em várias comunidades da região. As ajudas foram coletadas pelo Bispo Dom Eugenio Coter, mas também por muitas pessoas de boa vontade que compartilharam o pouco que tinham. Foram entregues gêneros de primeira necessidade para cerca de 200 famílias da região.

Junto com este material segue um acompanhamento espiritual através das redes sociais e da rádio local com a celebração de missas. A população vive esta pandemia com muita apreensão porque Pando conta com apenas um hospital por isso a Igreja local realizará uma campanha para a compra de equipamentos para fazer radiografias.

Ouça e compartilhe

Segundo os dados da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM) até dia 9 de maio na Amazônia Boliviana foram diagnosticados 1081 casos e 86 mortes.

Cidade do Vaticano – VATICAN NEWS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *