Agrotins 2020 vai abordar temática florestal

De 27 a 29 de maio, a Embrapa Florestas participa da Agrotins 2020 – Feira Agrotecnológica do Tocantins, que realiza sua 20ª edição, de maneira histórica, em um formato 100% digital. A Embrapa Florestas participa do evento com tecnologias e soluções voltadas para a região do Matopiba, que compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com apresentação de tecnologias na Vitrine Tecnológica Virtual e também com palestras com pesquisadores da área florestal que atuam na região.

Cristiane Reis -
Foto: Cristiane Reis

 

Na Vitrine Tecnológica, estarão disponíveis informações sobre tecnologias, publicações e programas de rádio a respeito de diversos temas florestais.

Palestras com a temática florestal

Seis palestras da Embrapa Florestas estarão disponíveis para os participantes:

O pesquisador Alexandre Uhlmann vai tratar do tema “Ambiente físico, escolha de espécies e métodos de restauração de passivos ambientais”. O pesquisador vai abordar a importância de se considerar as diversas características de solo, clima e relevo na distribuição da vegetação e como tais fatores interferem na restauração de cerrados e florestas, com foco para o estado do Tocantins.

“Tecnologias de produção florestal no Tocantins” será o tema abordado pelo pesquisador Alisson Moura. Uma das maiores demandas do setor florestal nas novas fronteiras é o desenvolvimento de materiais genéticos florestais adaptados às condições de clima e solo dessa região. Nesta palestra, serão apresentados e discutidos resultados preliminares de pesquisas conduzidas pela Embrapa e parceiros com a avaliação de clones de eucalipto no Tocantins, bem como a contextualização da silvicultura tocantinense.

Já a pesquisadora Cristiane Fioravante Reis vai tratar do tema “Como escolher adequadamente o componente arbóreo para uso em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF)?”. Os sistemas de integração consistem em sistemas racionais de uso e manejo dos recursos naturais que integram consorciações de árvores, culturas agrícolas e/ou animais em busca de maiores ganhos. Na palestra serão abordados aspectos sobre como selecionar espécies arbóreas com características mais adequadas para os sistemas ILPF.

A palestra “Diversificação da renda na propriedade rural: ações práticas em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, a ser feita pelo pesquisador Abílio Rodrigues Pacheco, vai mostrar alternativas na produção agrícola de forma economicamente viável para obtenção dos produtos grãos, carne e madeira em diferentes períodos, otimizando o uso do espaço de modo sustentável. Serão apresentadas as etapas para o aumento da eficiência do uso da terra, bem como para a diversificação da produção agrícola e, consequentemente, da renda.

O pesquisador Marcelo Francia Arco-Verde vai falar sobre “Sistemas agroflorestais no enfoque da realidade do cerrado”. O estado do Tocantins, por meio de parceria entre a Seagro e Embrapa Florestas, tem realizado cursos e a implantação de sistemas agroflorestais em seis regiões. A palestra vai abordar os benefícios dos SAFs, a importância do planejamento e uma análise de como estão os SAFs implantados no estado por meio desta parceria.

Já os interessados em “Práticas Silviculturais em ILPF: Desrama” poderão assistir a uma palestra a ser dada pelo engenheiro agrônomo Emiliano Santarosa. Existem diversas práticas silviculturais importantes e que podem ser aplicadas nos sistemas ILPF, desde a escolha da espécie florestal, espaçamentos e arranjos, plantio, adubação, controle de pragas e doenças, até a aplicação das desramas e desbastes. A desrama é uma prática que deve ser aplicada com critério técnico por equipe treinada. A técnica consiste na remoção ou poda de ramos das árvores até determinada altura do tronco ou copa, visando favorecer a entrada de luminosidade no sistema ILPF, bem como a produção de madeira de melhor qualidade. Este planejamento e manejo de acordo com as recomendações técnicas são essenciais para a produtividade dos sistemas ILPF.

Acesse: Agrotins 2020 – as palestras estão disponíveis em “Campo do Conhecimento”

 

Manuela Bergamim (MTb 1951/ES)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Katia Pichelli (colaboração) (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 99977-5787

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *