Inpa ajuda no mapeamento de casos e evolução da dispersão da Covid-19 em Boa Vista

Engajamento institucional do núcleo do Inpa em Roraima contribui com medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em Manaus-AM, o Instituto disponibilizou um termociclador que será usado pelo Laboratório Central do Amazonas sem o diagnóstico de novos casos de doença.

Foto: Divulgação NAPRR / Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa / MCTIC), por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Roraima (NAPRR), é auxiliar no mapeamento de casos confirmados de novo coronavírus (Covid-19) em Boa Vista (RR). A parceria é fruto de uma demanda da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

“Sabendo que o NAPRR atua na área de geoprocessamento, um SVS nos solicita uma produção de mapas com foco nos bairros de residência de casos confirmados de Covid-19 no município”, explicou o técnico em C&T e chefe substituto do NAPRR, o geógrafo Arthur Citó.

Segundo Citó, uma produção cartográfica está focada na atualização semanal de casos confirmados por bairro (mapa quantitativo – graduado / intensidade de casos), série temporal com evolução de dispersão de casos confirmados e gerenciamento de um banco de dados geográficos com informações transmitidas pela SVS e SMSA.

Os mapas auxiliam e SVS recebem respostas da distribuição de casos e sua evolução quantitativa no município de Boa Vista. Como informações podem servir no planejamento de ações de controle e controle da covid-19, além da distribuição e uso de recursos humanos, materiais e equipamentos. “Não há nenhuma ação de campo no laboratório, nosso trabalho é todo laboratório”, explicou Citó.

Um SMSA adiciona os mapas ao boletim semanal da Secretaria de Saúde, publicado às sextas-feiras. O informativo circula apenas na rede interna da Prefeitura de Boa Vista e não está disponível online.

Saiba Mais

MAPA – CASOS CONFIRMADOS COVID-19 EM BOA VISTA – 02/04/2020.

COVID19BoaVista020420INPA

 

MAPA – SÉRIE TEMPORAL – 27/03, 30/3 E 02/04/2020. 

Série Temporal 01 COVID 19

Da Redação – Inpa

Foto: Divulgação NAPRR / Inpa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *