Adolescente da etnia Yanomami testa positivo para covid-19; ele é de comunidade de difícil acesso em Alto Alegre

Um adolescente de 15 anos da etnia Yanomami internado sexta-feira (3) no Hospital Geral de Roraima (HGR) testou positivo para covid-19, doença provocada pelo coronavírus. A informação foi confirmada ao Roraima 1 por um servidor da unidade.


Garoto indígena vive em comunidade de difícil acesso em Alto Alegre Foto: Divulgação/J.O. Painel – RORAIMA 1

De acordo com ele, o indígena chegou ao hospital com vários sintomas da doença, como tosse, dor no peito e garganta inflamada. O primeiro teste apontou negativo para coronavírus.

“Ele foi diagnosticado com pneumonia. O protocolo do Ministério da Saúde é que seja feita a tomografia. A depender do resultado, não é preciso fazer o teste [para covid-19]”, afirma, justificando porque foi descartada a confirmação de coronavírus num primeiro momento.

O garoto é morador de uma comunidade indígena em Alto Alegre acessível apenas por avião ou barco.

Na UTI

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou a internação do adolescente, destacando que o diagnóstico foi feito nessa terça-feira (7).

“O paciente deu entrada na unidade na última sexta-feira [3], com sinais e sintomas compatíveis ao novo coronavírus, entretanto, o primeiro exame, realizado na própria área indígena, resultou negativo para a doença. A confirmação de que se tratava de covid-19 veio após a contraprova. Ele segue internado no HGR sob os cuidados da equipe da UTI “, afirma a Sesau.

Ainda segundo a secretaria, o HGR está preparado para atender qualquer paciente com sintoma grave. “Atualmente, a unidade dispõe ainda de 20 leitos de UTI/covid-19, 20 de UTI geral e 11 de tratamento semi-intensivo”.

O garoto Yanomami é a primeira confirmação oficial de covid-19 em indígena no Estado.

Da Redação

PUBLICADA EM: RORAIMA 1