UNOPS e governos brasileiro e japonês cooperam no combate a incêndios florestais

O governo do Japão doou 818 mil dólares (aproximadamente 3,7 milhões de reais) para a compra de equipamentos de combate a focos de incêndio, com o objetivo de fortalecer a capacidade do governo brasileiro de gerenciar incêndios florestais na região amazônica.

Brigadas indígenas do Prevfogo/Ibama combatem incêndio florestal na Terra Indígena Porquinhos

O governo do Japão doou 818 mil dólares (aproximadamente 3,7 milhões de reais) para a compra de equipamentos de combate a focos de incêndio, com o objetivo de fortalecer a capacidade do governo brasileiro de gerenciar incêndios florestais na região amazônica.

O projeto é uma parceria entre governo do Japão, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

Os recursos foram recebidos na segunda-feira (23) pelo UNOPS, organismo do Sistema ONU especializado em compras e responsável pela aquisição dos equipamentos.

O UNOPS e o governo do Japão já trabalharam juntos em países como Afeganistão, Jordânia e Sudão do Sul, em atividades de reforma de hospitais, construção de estradas, ampliação do acesso à água potável e melhorias estruturais em campos de refugiados.

Luvas, roupas, capacetes e purificadores de água serão adquiridos e encaminhados ao IBAMA e ao ICMBio.

Os equipamentos doados têm qualidade superior e são mais seguros do que os utilizados atualmente. O material complementa a doação feita ao Brasil pelo Japão, em setembro de 2019, no contexto da Operação Verde Brasil.

Na ocasião, a ABC e a Embaixada do Japão, por intermédio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), coordenaram a doação japonesa de barracas e colchonetes para otimizar os trabalhos das equipes do IBAMA e do ICMBio que atuaram no combate aos focos de incêndio e a crimes ambientais na região amazônica.

“É com satisfação que anunciamos a entrega complementar de doações para o apoio às atividades de combate aos incêndios na floresta amazônica, por intermédio do UNOPS”, disse o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada.

Segundo ele, espera-se que, por meio deste apoio, os bombeiros possam atuar mais efetivamente no combate a incêndios e proteger mais pessoas dos danos causados pelos incêndios florestais.

Segundo a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, o conjunto dessas doações permite o combate a incêndios de maneira mais rápida e eficaz, contribuindo para que as queimadas sejam controladas e as áreas de floresta, preservadas.

“Os países e as pessoas estão comprometidos em assegurar conservação, recuperação e uso sustentável das florestas”, disse ela. De acordo com Valenzuela, o UNOPS ajuda as pessoas a melhorarem suas condições de vida e os países a fortalecerem seu desenvolvimento sustentável com prosperidade e paz.

O diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira, ressaltou que o conjunto das doações japonesas reflete a histórica relação de amizade e cooperação e o excelente relacionamento entre o Japão e o Brasil.

Ele explicou que, do ponto de vista operacional, a iniciativa é extremamente importante porque permitirá reduzir a necessidade de deslocamentos entre as frentes de incêndios e as suas respectivas bases, resultando em maior tempo de presença das brigadas do IBAMA e do ICMBio nas frentes de trabalho contra os incêndios.

ABC

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi criada em 1987 para planejar, coordenar, negociar, aprovar, executar, acompanhar e avaliar, no âmbito nacional, programas, projetos e atividades de cooperação humanitária e técnica para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, tanto do país para o exterior como do exterior para o Brasil, sob os formatos bilateral, trilateral ou multilateral.

Desde agosto 2016, a ABC tem coordenado ações de resposta emergencial de caráter humanitário do governo brasileiro, por meio de doações de alimentos, medicamentos e outros itens de necessidade para o atendimento a países e populações que se encontrem em situação de desastre socioambiental, de calamidade pública, de conflito armado, de insegurança alimentar e nutricional ou em outra situação de emergência ou de vulnerabilidade, inclusive grave ameaça à vida, à saúde e aos direitos humanos ou humanitários de sua população.

UNOPS

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) é um organismo operacional das Nações Unidas. Em todo o mundo, o escritório apoia o Sistema ONU, seus parceiros e governos a fornecer soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança.

Sua missão é ajudar as pessoas a melhorarem suas condições de vida e os países a alcançarem a paz e o desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da Agenda 2030.

O UNOPS enfoca seu trabalho na implementação de projetos e está comprometido com os valores das Nações Unidas e com a eficiência do setor privado. Os serviços prestados pelo UNOPS abrangem as áreas de infraestrutura, gerenciamento de projetos, compras, gestão financeira e recursos humanos.

Os parceiros solicitam os serviços para complementar suas próprias capacidades, aumentar a velocidade, reduzir riscos, promover a relação custo-benefício e melhorar a qualidade de seus projetos em diferentes áreas.

FONTE: ONU – https://nacoesunidas.org/unops-e-governos-brasileiro-e-japones-cooperam-no-combate-a-incendios-florestais/ 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *