Presidência da CNBB visita a Operação Acolhida

No contexto da Operação Acolhida, a Força-Tarefa Logística Humanitária recebeu, entre os dias 08 e 12 de março, a visita institucional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), composta por seu Presidente, o Arcebispo de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira de Azevedo; pelo primeiro Vice-presidente, o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler; pelo segundo Vice-presidente, o Arcebispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva; e pelo Secretário Geral, Dom Joel Portela.

Postada em: Ministério da Defesa

Acompanharam a CNBB, o Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães; o General de Brigada José Eduardo LEAL de Oliveira, Subchefe de Coordenação de Logística e Mobilização; e o Coordenador da Operação Acolhida pelo Ministério da Defesa, Coronel Aviador Márcio PONTES.

A visita teve o propósito de conhecer a estrutura e os serviços ofertados pela Operação Acolhida aos refugiados e imigrantes venezuelanos.

Na cidade de Boa Vista (RR), a Presidência da CNBB teve a oportunidade de conhecer o Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG), o Abrigo Rondon 3, o Abrigo de indígenas Pintolândia e uma ocupação espontânea, o Kau’banoko.

Na cidade de Pacaraima (RR), a CNBB visitou o Marco da Fronteira entre Brasil e Venezuela, o PITRIG, o Alojamento BV-8, o Abrigo de indígenas Janokoida e o Projeto Social Canarinhos da Amazônia.

Postada em: Ministério da Defesa

Conforme palavras do General BARROS, Coordenador da Operação Acolhida: “O objetivo é reunir as duas Instituições basilares da sociedade brasileira, Igreja Católica e Exército, em uma sinergia, trabalhando e interagindo com a população, com essa harmonia entre as instituições na busca por soluções”.

Postada em: Ministério da Defesa

Dom Walmor, Presidente da CNBB, declarou que ficou extremamente sensibilizado com o trabalho da Força-Tarefa Logística Humanitária e disse: “Eu não tinha a menor ideia do que vocês, militares, faziam aqui, diante do fluxo migratório venezuelano, na fronteira de nosso País. ” E continua: “…vocês, militares, são uma verdadeira universidade, uma escola de solidariedade.”

“Operação Acolhida: Escola de Solidariedade”
(Dom Walmor, Presidente da CNBB – 12 de março de 2020)

Informações e fotos da Subchefia de Coordenação de Logística e Mobilização

Boa Vista (RR), 16/03/2020

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa (MD) – MINISTÉRIO DA DEFESA
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *