Missão evangélica vai contatar povos isolados na Amazônia; risco de coronavírus

A Ethnos360, organização missionária evangélica, está embarcando em um novo e controverso projeto, à medida que o coronavírus começa a se espalhar amplamente no Brasil.

Grupo indígena isolado na Amazônia visto de helicóptero que sobrevoava região durante expedição do governo brasileiro em 2008. Foto: Gleison Miranda/Funai.

A organização, antes conhecida internacionalmente como Missão Novas Tribos e sediada em Sanford, no estado americano da Flórida, planeja usar uma aeronave recém-comprada para contatar e converter grupos indígenas isolados da Amazônia — mesmo que tal contato seja explicitamente proibido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e implicitamente pela Constituição de 1988.

A ideia do grupo fundamentalista cristão também pode espalhar perigosas doenças infecciosas, como o covid-19, para tribos isoladas que não têm resistência e imunidade.

No final de janeiro, Edward Luz, presidente da Missão Novas Tribos do Brasil, anunciou a aquisição de um “helicóptero R66 da Ethnos360 Aviation“, capaz de operar em florestas remotas do oeste brasileiro. A um pequeno grupo de evangélicos reunidos no Rio de Janeiro, ele afirmou que “Deus fará tudo para que a humanidade ouça Suas palavras. Se um helicóptero se tornar necessário, Ele o fornece”.

A “humanidade” citada por Luz inclui grupos indígenas isolados da Amazônia. O Brasil tem 115 indicações confirmadas de grupos do tipo — mais que qualquer outro país no mundo. Todas, exceto duas, estão no bioma amazônico. Muitas estão concentradas no oeste do Brasil, perto da fronteira com o Peru, que é a área sob a mira da Ethnos360 Aviation.

por em 19 Março 2020 | Translated by Caio Saad 

FONTE: MONGABAY – https://brasil.mongabay.com/

ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: https://brasil.mongabay.com/2020/03/levando-cristo-e-coronavirus-missao-evangelica-quer-contatar-indigenas-isolados-na-amazonia/   

VER MAIS EM: https://amazonia.org.br/2020/03/missao-evangelica-quer-contatar-indigenas-isolados-na-amazonia-risco-de-coronavirus/  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *