Ministério da Saúde e Funai vão atuar de forma coordenada na prevenção do Coronavírus em indígenas

Encontro entre o Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, e Presidente da FUNAI, Marcelo Xavier, ratificou as ações conjuntas que estão sendo desenvolvidas em territórios indígenas.

Revisar procedimentos e estabelecer novas metas para as ações conjuntas que estão ocorrendo com o objetivo de proteger as populações indígenas contra a pandemia do Coronavírus, esse foi o objetivo da reunião entre as equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), hoje em Brasília.

O Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, conversou com o Presidente da FUNAI, Marcelo Xavier, sobre ações conjuntas de prevenção e controle do Coronavírus em territórios indígenas.

Da pauta constaram as ações mais importantes que vêm sendo desenvolvidas individualmente e por meio de ações integradas entre SESAI e FUNAI, incluindo-se: portarias, informes técnicos, relatórios, recomendações, protocolos de manejos clínicos, ações das equipes multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e equipes das CASAI dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas,

Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas para os 34 (trinta e quatro) Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI); Plano de Contingência Distrital para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (COVID-19) e recomendações gerais.

O presidente da FUNAI, Marcelo Xavier, informou que todo o material orientador elaborado pela SESAI, que se encontra disponibilizado no Ministério da Saúde https://www.saude.gov.br/saude-indigena, já foi enviado para as 225 (duzentas e vinte e cinco) Coordenações Técnicas Locais e a 39 Coordenações Regionais e fez questão de ressaltar a qualidade do Plano Nacional de Contingência: “É um material muito claro e objetivo. Constam todos os procedimentos necessários para ações em junto aos indígenas em casos suspeitos de Coronavirus”.

Por sua vez, o Secretário Especial de Saúde Indígena destacou a importância da atuação coordenada dos dois órgãos e como isso pode contribuir para prevenir a COVID19 entre os indígenas: “Estamos atentos, agindo de forma coordenada e prontos para executar o que planejamos.

Além da saúde, uma de nossas preocupações é com o combate às notícias falsas. O Secretário ratificou ainda que, até o momento, não existem casos confirmados de Coronavírus dentre os indígenas aldeados. Frisou ainda que não existem planos ou ações visando ao estabelecimento de contato com indígenas isolados, posição também ratificada pelo Presidente da FUNAI.

FONTE: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *