Funai capacita servidores para prevenção a incêndios florestais

Teve início nesta segunda-feira (09), em Sobradinho (DF), o curso de Capacitação de Instrutores de Prevenção a Incêndios Florestais em Terra Indígena. Realizado no Centro de Formação em Políticas Indigenistas (CFPI), o curso vai até sexta-feira (13) e busca capacitar cerca de 30 servidores da Sede e de Coordenações Regionais para atuarem nas ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Isolde Luiza Lando, uma das organizadoras do curso, representando a Coordenação de Prevenção de Ilícitos (COPI). Foto: Mário Vilela/Funai

A iniciativa é uma parceria com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre a Funai e o Prevfogo.

Na abertura, compuseram a mesa o diretor de Administração e Gestão da Funai, Fernando Rocha, o diretor de Proteção Territorial da instituição, Alexandre Silveira, e o analista ambiental do Ibama Rodrigo de Moraes Falleiro.

O curso é organizado pela Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), por meio da Coordenação de Prevenção de Ilícitos (COPI), com o apoio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CODEP/CGGP).

Entre outros assuntos, o curso vai abordar conceitos básicos, legislação do fogo, combate a incêndios florestais e uso tradicional do fogo por comunidades indígenas, além de contar com aulas práticas de monitoramento, equipamentos e ferramentas, e abertura de aceiros e linhas de defesa.

Isolde Luiza Lando, servidora da Funai e uma das organizadoras do curso, explica que o projeto é o ponto de partida para novas ações. “Estamos muito felizes por concretizar este curso, que é o resultado de um longo trabalho e esforço conjunto.

Precisamos fazer uma avaliação das nossas práticas, onde estamos e aonde queremos chegar. A ideia aqui é somar forças para enfrentar os problemas que virão daqui para frente”, completa.

Assessoria de Comunicação Social / Funai – Funai capacita servidores para prevenção a incêndios florestais — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)