Funai aciona Força Nacional para evitar aglomerações frente ao novo coronavírus

A Funai solicitou o uso da Força Nacional no interior do prédio da sede da Fundação, em Brasília, nos dias 12 e 13.

F.Nacional
Foto: Mário Vilela/Funai

O acionamento se deu considerando eventos já ocorridos em outros órgãos públicos, bem como em razão das recomendações do governo do Distrito Federal e da Organização Mundial de Saúde para evitar aglomerações como medida preventiva à propagação do novo coronavírus, tendo em vista a possibilidade de cerca de 150 indígenas comparecerem ao prédio da Funai esta semana.

A autorização foi dada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Portaria nº 117, de 11 de março 2020. A sede da Funai se encontra num prédio onde funcionam outras instituições, por isso o emprego da Força Nacional para garantir a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio, além de atender ao Decreto n° 40.509, de 11 de março de 2020, do governo do Distrito Federal, que prevê ações de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do vírus.

Diversos eventos estão sendo cancelados no Distrito Federal para reduzir o risco de contágio e evitar a disseminação da pandemia. A ameaça do coronavírus é grave para as populações indígenas, e medidas preventivas são necessárias para garantir a integridades dos povos tradicionais.

Assessoria de Comunicação / Funai

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *