Comando Conjunto Norte atua no apoio às ações contra o coronavírus nos estados do Pará, Amapá e Maranhão

O Comando Conjunto Norte (CCN), constituído pelo Comando Militar do Norte (CMN), pelo Comando do 4º Distrito Naval e pela ALA 9, vem trabalhando no apoio aos órgãos federais, estaduais e municipais, visando prevenir e diminuir os impactos causados pela COVID-19 na população dos estados do Pará, Amapá e Maranhão.

Crédito: Comando Conjunto Norte

Os militares estão aptos para a atuação no controle de acesso às fronteiras, nas campanhas de conscientização e higienização, na manutenção do acompanhamento sanitário dos estados da área do CCN e para prestar apoio em transporte, alimentação e alojamento dos servidores dos órgãos. Além disso, a tropa poderá ser empregada em atividades relacionadas à segurança pública, por meio de operações de garantia da lei e da ordem.

O Comando Conjunto, ativado em 23 de março, e os governos estaduais e municipais da área de responsabilidade do CCN estão unindo esforços com o emprego das Forças Armadas nesse momento, atuando em ações sociais e de saúde que ocorrem no Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença (O Mangueirão) e nos hospitais de todas as Forças em Belém, com a campanha de vacinação. Militares da Marinha do Brasil promoveram, ainda, no dia 25 de março, ações de conscientização sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus durante as inspeções navais realizadas nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. Equipes de fuzileiros navais também realizam o adestramento prático de descontaminação de pessoal e material para capacitar membros de outras Forças.

Comandos Conjuntos

O Ministro da Defesa aprovou a Diretriz Ministerial de Planejamento nº 6/GM/MD, de 18 de março de 2020, que regula o emprego das Forças Armadas em todo o território nacional para o apoio às medidas deliberadas pelo governo federal, para a mitigação das consequências da pandemia COVID-19. O Ministro da Defesa determinou, ainda, que o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas ativasse os Comandos Conjuntos, a serem compostos pelas Forças Singulares (Marinha, Exército e Aeronáutica), a fim de planejarem as atividades das Forças Armadas, devendo permanecer em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos necessários ao planejamento das ações, como emprego de pessoal militar em campanhas de conscientização; apoio com meios de transporte, fornecimento de alimentação e alojamento para as equipes envolvidas; ou apoiando a triagem de pessoas suspeitas de infecção para posterior encaminhamento aos hospitais.

Fonte: Comando Conjunto Norte
Crédito: Comando Conjunto Norte

FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *