Brasil pensa em fechar a fronteira de Roraima com a Venezuela

O governo federal estuda a possibilidade de fechar a fronteira de Roraima com a Venezuela. O pedido, do governador do estado, Antonio Denarium (sem partido), ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi analisado em reunião, ontem, na Casa Civil, do grupo interministerial criado para avaliar o avanço do coronavírus no Brasil.

© AFP / Nelson Almeida  – Centenas de venezuelanos entram todo dia no Brasil por Roraima, segundo o governador do estado

Durante a semana, Mandetta já tinha dito que a nação vizinha é a “única que realmente dá preocupação”. “A Venezuela não tem sistema de vigilância. Não sei o que acontece lá”, frisou o ministro, em sessão na Câmara. Ontem, a Venezuela confirmou os dois primeiros casos da Covid-19.

Por enquanto, porém, não há nenhuma decisão oficial do governo brasileiro de impedir a entrada de venezuelanos. O martelo será batido apenas com o consentimento do presidente Jair Bolsonaro. Enquanto isso, parlamentares de Roraima reforçam o pedido ao Palácio do Planalto.

“Precisamos, urgentemente, fechar as fronteiras, segurar fronteira, segurar na entrada para que ela (pandemia do coronavírus) não entre em nosso estado e em nosso país”, afirmou o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que participou do encontro entre Denarium e Mandetta.

Ele destacou que “em Roraima, estamos, já há muito tempo, numa situação em que a saúde precisa urgentemente de apoio, porque não estamos conseguindo atender os brasileiros e os venezuelanos que já residem lá”. “Nós não temos condições de suportar essa pandemia lá em Roraima. Temos mais de 100 mil venezuelanos nas nossas ruas. O nosso sistema de saúde já está carcomido, já está ruim”, argumentou. “Se tivermos essa pandemia, se chegar o coronavírus com a força que ele chega a todos os países, certamente será desastroso para o Brasil e para o estado de Roraima.”

Da reunião de ontem participaram ministros de 12 pastas, como o próprio Mandetta e Paulo Guedes, da Economia. “Cada ministério apresentou os impactos em suas áreas e o que necessitam executar e articular com os demais ministérios ou congêneres”, afirmou o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros. “As medidas preventivas e de monitoramento foram intensificadas, sendo coordenadas pelo Ministério da Saúde junto às Secretarias de Saúde dos estados e municípios.”

“Nós não temos condições de suportar essa pandemia lá em Roraima. Temos mais de 100 mil venezuelanos nas nossas ruas. O nosso sistema de saúde já está carcomido, já está ruim” Mecias de Jesus, senador.

Augusto Fernandes   –    

VER MAIS EM: http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/brasil-pensa-em-fechar-a-fronteira-de-roraima-com-a-venezuela/ar-BB11aZMV?ocid=ientp  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *