Na Amazônia, Saúde de Atalaia do Norte investiga suspeita de coronavírus em indígenas Marubo

Para fazer o exame de confirmação da doença Covid-19 as amostras dos paciente precisarão ser enviadas a Manaus, pois não há laboratório no município do Amazonas.

Maloca da Terra Indígena Vale do Javari (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real)

A Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia do Norte, no Amazonas, informou à agência Amazônia Real que o órgão está investigando a suspeita da doença respiratória Covid-19, novo coronavírus, em três indígenas da etnia Marubo, sendo um adulto e duas crianças.

Segundo a secretária, Jucelia Graça, o indígena adulto é guia turístico e trabalhou com um grupo de estrangeiros norte-americanos. Ele foi atendido nesta sexta-feira (20) no Hospital Robson Moss com sintomas de febre, tosse e dores no corpo. Como na cidade não tem laboratório que faça o exame para confirmar a doença ou não, os pacientes estão no isolamento domiciliar.

Segundo a secretária de Saúde, na maloca (casa comunitária) onde vivem o indígena e mais 14 pessoas, duas filhas dele – uma menina de 9 e outra de 12 – também apresentam sintomas de gripe. “Ele e as outras pessoas não moram em terra indígena, estão na cidade. Mas eles estão orientados a permanecerem em isolamento. As filhas estão com sintomas leves”, disse Jucelia Graça.

A secretária disse que, durante o atendimento, o indígena Marubo contou que vem apresentando esses sintomas há uma semana, após trabalhar como guia turístico para um grupo de cinco norte-americanos que visitavam o município. “Os norte-americanos disseram à equipe de saúde que não apresentam sintomas da doença”, contou a secretária.

Segundo Jucelia, os turistas estavam com um grupo também de norte-americanos que mora em Benjamim Constant, município vizinho de Atalaia do Norte. “Mas a enfermeira já conversou com eles e vamos monitorá-los também”, completou.

Sobre o estado de saúde do indígena Marubo, Jucelia disse que ele não precisou de internação. “Ele não tem quadro para ser internado ainda, mas a gente vai acompanhar diariamente para ver como evolui. Conforme orientação do Ministério da Saúde ele tem quadro de isolamento social”, disse.

Por:

FONTE: AMAZÔNIA REAL 

CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM: https://amazoniareal.com.br/na-amazonia-saude-de-atalaia-do-norte-investiga-suspeita-de-coronavirus-em-indigenas-marubo/