Ação de prevenção a incêndios florestais acontece em Roraima

A Funai, por meio da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Ye’Kuana (FPEYY), participou de ação de prevenção a incêndios florestais na Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima, realizada pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama).

Equipe trabalha na abertura de aceiro. Foto: Prevfogo/Ibama 

A atuação, que ocorreu de 01 a 21/02, faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre Funai e Ibama e incluiu a abertura de caminhos de acesso, de helipontos e a limpeza e manutenção de aceiros, eliminando árvores mortas. Além da colaboração da Funai, a atividade também contou com o apoio de indígenas Yanomami e do Exército.

Na fase de preparação e planejamento da ação, foram realizados diversos mapeamentos da área, além de reuniões com as instituições envolvidas e com comunidades indígenas.

Ao final do trabalho, as equipes de campo construíram um aceiro de 2,5 metros de largura e quase 7 mil metros de comprimento, bem como realizaram a abertura de 03 helipontos e de uma base de acampamento avançado.

De acordo com o Ibama, a TI Yanomami apresenta um “corredor” de propagação de incêndios florestais, no divisor de águas entre os vales dos rios Apiaú e Mucajaí. Esse corredor é resultado direto da degradação florestal provocada pelos incêndios florestais de 1998, 2001, 2003, 2007, 2016 e 2019.

Nessa floresta degradada, as frentes de fogo atingem um comportamento extremo, com intensidade e velocidade superiores àquelas observadas em florestas mais preservadas, tornando difícil e perigoso o combate aos incêndios. Casa não sejam tomadas medidas preventivas, o fogo pode se propagar cada vez mais para o interior da Terra Indígena, atingindo áreas de centenas de milhares de hectares em um único ano.

FONTE: FUNAI – Ação de prevenção a incêndios florestais acontece em Roraima — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) 

Um comentário em “Ação de prevenção a incêndios florestais acontece em Roraima”

Os comentários estão fechados.