49° assembleia geral dos povos indígenas de Roraima,

Está sendo realizada a  49° assembleia geral dos povos indígenas de Roraima, com o tema: “Marchando a passos firmes; pela efetivação dos nossos Direitos Originários, Constitucionais, nos tratados e nas Convenções Internacionais”, no centro regional Lago Caracaranã, região Raposa, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

FONTE: CIR

Lideranças presentes na 49° assembleia geral dos povos indígenas de Roraima, debateram, em 12 de março, , pautas voltadas a educação e Saúde.

Com a presença da procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Doutora Manoela Lamenha, Secretário Nacional de saúde Indígena, coordenador do Dsei- Leste e coordenador do CONDISI.

Além dos demais convidados; Organização dos Professores Indígenas( OPIRR), Claretiano, INSIKIRAN, UFRR e IFRR.

As lideranças propuseram suas demandas e fizeram reivindicações sobre os assuntos abordados na pauta como; início do calendário escolar das escolas indígenas, concurso público específico e diferenciado, regularização dos transportes escolares entre outros. 

Na saúde foram discutidas sobre construção de novas Unidade de saúde (UBS), a falta de medicamentos nos postos de saúde, contratação de profissionais Indígenas e a perfuração de poços artesianos.

Participam tuxauas e representantes dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Sapará, Wai Wai, Patamona, Ingarikó, Yanomami e Yekuana.

A assembleia segue até o dia 14 de Março.

FONTE: Equipe Ecoamazônia com dados da Ascom/CIR

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.