3 mil toneladas de óleo de navio encalhado no Maranhão devem ser retiradas na quinta-feira

A retirada das 3 mil toneladas de óleo que abastece o navio encalhado no Maranhão deve começar nesta quinta-feira, dia 12. A informação é da Marinha, que coordena o plano de retirada do combustível e da carga da embarcação Stella Banner, encalhada no litoral do estado há pouco mais de duas semanas.

Segundo a Marinha, o plano de remoção do óleo foi aprovado na reunião dessa segunda-feira e, devido às condições meteorológicas, incluindo a situação da maré, a data do início das ações foi definida para esta quinta.

A corporação informou, ainda, que a situação está sob controle e o sobrevoo realizado na região não apontou manchas no mar, que poderiam indicar vazamento de óleo na água. Também não foi registrada nenhuma movimentação na inclinação do navio, que continua encalhado a 100 quilômetros da costa do estado.

Já o plano que prevê o desencalhe e a retirada das quase 300 mil toneladas de minério de ferro, que seria levado à China, está em processo de finalização. Só depois, o plano deve ser analisado pela Marinha.

O Stella Banner foi fabricado em 2016, e mede 340 metros de comprimento e 55 de largura. Ao todo, mais de 200 militares participam das ações de monitoramento, com ajuda de dois navios, um helicóptero e quatro embarcações da Capitania dos Portos.

FONTE: EBC – RADIOAGÊNCIA NACIONAL

Ouça Mais