3 mil toneladas de óleo de navio encalhado no Maranhão devem ser retiradas na quinta-feira

A retirada das 3 mil toneladas de óleo que abastece o navio encalhado no Maranhão deve começar nesta quinta-feira, dia 12. A informação é da Marinha, que coordena o plano de retirada do combustível e da carga da embarcação Stella Banner, encalhada no litoral do estado há pouco mais de duas semanas.

Segundo a Marinha, o plano de remoção do óleo foi aprovado na reunião dessa segunda-feira e, devido às condições meteorológicas, incluindo a situação da maré, a data do início das ações foi definida para esta quinta.

A corporação informou, ainda, que a situação está sob controle e o sobrevoo realizado na região não apontou manchas no mar, que poderiam indicar vazamento de óleo na água. Também não foi registrada nenhuma movimentação na inclinação do navio, que continua encalhado a 100 quilômetros da costa do estado.

Já o plano que prevê o desencalhe e a retirada das quase 300 mil toneladas de minério de ferro, que seria levado à China, está em processo de finalização. Só depois, o plano deve ser analisado pela Marinha.

O Stella Banner foi fabricado em 2016, e mede 340 metros de comprimento e 55 de largura. Ao todo, mais de 200 militares participam das ações de monitoramento, com ajuda de dois navios, um helicóptero e quatro embarcações da Capitania dos Portos.

FONTE: EBC – RADIOAGÊNCIA NACIONAL

Ouça Mais

Polícia Federal abre inquérito para apurar se houve crime ambiental com encalhe de navio no Maranhão

Barcos especializados em vazamento de óleo em plataformas vão atuar em acidente com navio no MA

Ibama identifica vazamento de óleo de navio encalhado no Maranhão

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.