Operação apreende máquinas ilegais em terra indígena no Maranhão

Equipamentos e maquinários utilizados na extração ilegal de madeira foram apreendidos na Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, em uma manobra da Força-Tarefa de Proteção à Vida Indígena (FT-Vida).

Maquinário utilizado na extração ilegal de madeira na TI Araribóia (MA). Foto: FT-Vida

A ação ocorreu entre os dias 11 e 15 de fevereiro e contou com a participação da Funai, por meio por meio da Coordenação Regional do Maranhão, em parceria com forças de segurança federais e estaduais.

Diversos ramais utilizados pelos invasores foram identificados por georreferenciamento, e um grande acampamento com estrutura de alojamento e cozinha também foi localizado na região. A atuação dos agentes, realizada por duas frentes, Buriticupu e Amarante do Maranhão, foi bem-sucedida quanto à operacionalidade e efetividade. Na oportunidade, ainda foram realizados relatórios e mapeados pontos que subsidiarão novas incursões.

A operação contou com mais de 50 integrantes, sendo a equipe composta por agentes Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Grupo de Pronto Emprego da Polícia Civil (GPE), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Centro Tático Aéreo (CTA), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Assessoria de Comunicação / Funai – com informações da Coordenação Regional do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *