Maiores especialistas em açaí do Brasil ensinam manejo e recuperação de açaizais nativos a produtores e técnicos maranhenses

Pesquisadores da Embrapa Cocais, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Meio Norte vão se reunir neste mês de fevereiro para difundir as tecnologias de manejo e recuperação de açaizais nativos em municípios do noroeste do Maranhão, região responsável pela maior parte da produção de açaí do estado.

FOTO: EMBRAPA

No dia 12, no Centro de Referência Educacional Professora Maria Valdionice Pereira da Silva em Carutapera-MA, das 8h às 17h, será realizado seminário técnico sobre potencial do açaí na região do Gurupi-MA e, no dia 13, das 8h às 12:30h, dia de campo sobre manejo de açaizais nativos em Amapá do Maranhão, na Unidade de Referência Tecnológica – URT (MA 206, KM 28) em Amapá do Maranhão-MA.

A URT foi instalada há um ano pela Embrapa Cocais e parceiros com recursos do Fundo Amazônia na região tradicional em produção de açaí. Espera-se cerca de 150 agricultores familiares e técnicos participem de cada um dos eventos.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar – SAF e das seis secretaria de agricultura dos municípios da região: Amapá do Maranhão, Carutapera, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Boa Vista do Curupi e Luís Domingues.

Ao final do seminário, será realizada assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa/SAF no âmbito do Programa da Cadeia Agroextrativista da Juçara/Açaí e entrega simbólica de mudas de açaí, banana e cupuaçu a beneficiários do programa.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

FONTE: EMBRAPA

Publicações:

Cultivo de açaizeiros e manejo de açaizais para produção de frutos
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/346787/cultivo-de-acaizeiros-e-manejo-de-acaizais-para-producao-de-frutos

Guia Prático de Manejo de Açaizais
file:///C:/Users/flavia.bessa/Downloads/CPAF-AP-2012-Guia-pratico-de-manejo-acaizais.pdf

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2222

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *