Ações conjuntas são discutidas com a nova gestão da SESAI

A Fundação Nacional do Índio, por meio da Coordenação Geral de Promoção aos Direitos Sociais (CGPDS), realizou a primeira reunião com a nova gestão da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), com o objetivo de dar continuidade às ações conjuntas entre a Funai e o Ministério da Saúde.

Funai e SESAI em reunião para discutir parceria. Foto: SESAI

Na ocasião, foi pactuado um cronograma de atividades para a articulação com outros órgãos como o Ministério da Cidadania e o INSS, além do alinhamento de ações em curto e médio prazo nas regiões do Vale do Javari e de Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo a Coordenadora-Geral de Promoção ao Direitos Sociais da Funai, Prof.ª Dr.ª Erli Helena Gonçalves, “o alinhamento e atuação conjunta dos órgãos é de fundamental importância para otimizar os recursos humanos e financeiros para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas. SESAI e FUNAI precisam andar juntas com objetivo de dar mais qualidade de vida aos povos indígenas”.

O novo Secretário da SESAI, Robson Silva, informou que tanto ele como sua equipe entendem a necessidade do trabalho em conjunto com outros órgãos, e reafirmou a parceria com a Funai, não só a nível de Brasília como também entre os Distritos Sanitários Especiais Indígenas da SESAI e as Coordenações Regionais da FUNAI.

Outro ponto abordado na reunião foram os problemas à saúde causados pelo desastre ambiental do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana/MG em 2015, aos povos indígenas Krenak, Tupiniquim e Guarani, localizados nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em especial, foram relatados problemas relacionados às chuvas recentes na região e a necessidade do constante monitoramento da água para consumo humano, garantindo aos indígenas água com qualidade dentro dos parâmetros estabelecidos para a potabilidade, e a necessidade de avaliação e atenção especial aos agravos de saúde desses povos.

A Coordenadora-Geral da CGPDS ainda relatou a necessidade da melhoria da cobertura vacinal e imunização para os indígenas na região do Vale do Javari, em especial as crianças.

Assessoria de Comunicação /  FUNAI    – com informações da CGPDS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *